terça-feira, 28 de julho de 2009

Série B em números

Das 38 rodadas previstas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para serem disputadas pela Série B do Campeonato Brasileiro deste ano, um terço delas já foi disputada. Nesta terça-feira, acontece a 14ª, com a realização de dez jogos.

Antes que a bola comece a rolar pelos vários estádios, já foram disputados 130 jogos, com 67 vitórias dos mandantes, 35 vitórias dos visitantes e 28 empates. Foram marcados 336 gols, com média de 2,58 gols por partida.

Apesar de ser o vice-líder da competição, o melhor ataque da competição é o do Atlético Goianiense, que já marcou 27 gols. Já a melhor defesa é a do Vasco da Gama, com apenas seis gols sofridos.

O pior ataque é o do ABC, que só balançou as redes seis vezes. A pior defesa é a do Campinense, com 29 gols sofridos. O atacante Rafael Coelho, do Figueirense, o adversário desta noite do Brasiliense, em Florianópolis, é o artilheiro da competição, com dez gols, seguido de Edivaldo, do Duque de Caxias, com nove.

As equipes que mais venceram nesta Série B foram Guarani e Atlético (GO), ambas com oito vitórias. Os clubes que menos venceram foram ABC e Campinense, com duas vitórias apenas.

Quem menos perdeu nesta competição nacional foi o líder Guarani, com somente uma derrota. Quem mais saiu de campo derrotado foi o Campinense: 11 derrotas. Os campeões dos empates são Vasco da Gama e Duque de Caxias, com cinco cada. E quem menos empatou foi o Brasiliense: apenas uma vez. Foi diante do Duque de Caxias, no Serejão.

O melhor desempenho como mandante é do Atlético, com 16 pontos ganhos. Já o pior desempenho em casa é o do Campinense, com seis pontos conquistados. Em contrapartida, a melhor campanha como visitante é do Guarani, com 15 pontos. O pior resultado como visitante fica por conta do ABC e do Campinense, que ainda não pontuaram longe de seus domínios.

A média de público na Série B é de 5.051 pagantes por jogo, para um total de 616.240 torcedores. O maior público foi registrado no jogo entre Ceará 0 x 2 Vasco, no dia 16 de maio, com presença de 27.629 torcedores. O pior público aconteceu na partida Duque de Caxias 1 x 2 Vila Nova, dia 30 de maio, com 172 pagantes.

O árbitro que mais apitou foi o capixaba Devarly Lira do Rosário, com quatro partidas. O assistente que mais trabalhou foi Paulo César Silva Faria, do Mato Grosso, com cinco jogos.

Nenhum comentário: