sexta-feira, 17 de julho de 2009

Brasiliense em estado de alerta

Não sei se a esta altura dos acontecimentos, tanto o técnico Roberval Davino como os jogadores e até o presidente do clube Luiz Estevão, já não tenham ligado o “pisca alerta”, em relação ao desempenho do Brasiliense na Série B do Campeonato Brasileiro.

A preocupação, que deve ser pertinente, se deve ao fato de que há três jogos o Jacaré está sem vencer e precisa, urgentemente, de um triunfo diante do Ipatinga para não afundar de uma vez por todas numa crise.

Tudo bem que os jogadores ainda devem estar abalados por causa da derrota, até certo ponto inesperada, diante do Ceará, mas eles são experientes o suficiente para não se deixarem abalar pela adversidade momentânea. Vamos esperar o resultado contra os mineiros.

Nunca é demais lembrar que até bem pouco tempo, o Brasiliense figurava entre os três primeiros na tabela de classificação. Depois da rodada de terça-feira, despencou do terceiro para o sexto lugar e corre o sério risco de cair ainda mais na tabela.

Isto vai acontecer se tropeçar novamente ou até mesmo empatar diante dos mineiros. Se isto vier a acontecer, a equipe pode terminar a rodada em oitavo. Se vencer, porém, tem chance de pular para a vice-liderança da competição.

Além da conquista dos três pontos, os jogadores se sentem obrigados a recuperar o bom futebol, esquecido quando aplicou 2 x 0 no Paraná, seu último triunfo. Daquele jogo em diante, empatou com o Duque de Caxias, perdeu para o Guarani e foi derrotado pelo Ceará.

Um consolo para o técnico Roberval Davino é que ele pode colocar em prática, novamente, o esquema com três zagueiros, abandonado na última rodada por conta das suspensões de César Gaúcho e Cláudio Luiz. Apesar do retorno da dupla, apenas o primeiro deve ser escalado. O segundo deve ser reserva, já que Ailson e Cris estão em condições de jogo. Com a ausência de Iranildo, sentindo dores na panturilha, Éder será o único meia de ofício.

O Brasiliense não terá o volante Juninho, que recebeu o terceiro cartão amarelo. Como ele vinha sendo utilizado na ala ou na lateral direita, deve ser substituído por Júlio César, especialista no setor. Os últimos duelos diante do Ipatinga aconteceram na Série B de 2007: vitória do Jacaré por 1 x 0, no Serejão, e derrota por 3 x 0 no interior de Minas Gerais.

Nenhum comentário: