quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Ídolos de 79 jogam no Bezerrão

O primeiro título da história do Gama será lembrado neste domingo, a partir das 9h, no Bezerrão, com várias homenagens e uma espécie de revanche retrô para o Brasília, que perdeu para o alviverde na final do campeonato do DF, no dia 19 de agosto de 1979, por 2 x 1.

A partida, tida como histórica, foi disputada no antigo estádio Pelezão, que hoje não existe mais. Os ídolos daquela época estarão em campo três décadas depois da conquista.

As equipes master do Gama e do Brasília vão comandar o espetáculo. Para o torcedor, muita diversão, nostalgia, lembranças dos velhos tempos e a oportunidade de ajudar quem necessita.

Para assistir esse reencontro, no Bezerrão, é preciso que o torcedor apresente hum quilo de alimento não perecível. As doações serão destinadas a uma creche do Setor Oeste do Gama.

No alviverde, a escalação completa da final do dia 19 de agosto estará presente. Hélio; Carlão, Décio, Kidão e Odair; Santana, Manoel Ferreira, Péricles Carvalho e Robertinho; Fantato e Tico. O técnico naquela oportunidade era Martin Francisco, já falecido. Por isso, Bugue, treinador do primeiro turno, terá a oportunidade de comandar a equipe na final retrô.

No colorado, estão confirmados o atacante Banana e o zagueiro Foca. O organizador do evento comemorativo e historiador dedicado ao Gama, Márcio Almeida, acredita que até este sábado o Brasília deve confirmar o elenco. “Até a última hora poderemos ter o time adversário completo também”.

Além do jogo, também serão feitas homenagens aos ídolos, entrega de faixas e de placas para dirigentes que fizeram a história do Periquito e uma homenagem ao presidente Paulo Goyaz pela atuação como advogado do Gama na disputa judicial contra a CBF, Fifa e Clube dos Treze.

“Ele enfrentou uma imposição dos grandões e foi determinante para evitar que o nosso Gama fosse banido do futebol pela Fifa. Além disso, estabeleceu um marco com o fim da “virada de mesa” no Brasil”, destacou Márcio Almeida.

No dia 19 de agosto de 1979, o Gama venceu o Brasília por 2 x 1, no Pelezão, com dois gols de Péricles Carvalho. Willian descontou para o colorado. Este é o primeiro título da história do Gama, atualmente decacampeão candango e campeão da Série B de 1998.

Nenhum comentário: