segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Doping na pauta de quarta

Cláudio Luiz, do Náutico, pode ser suspenso por até um ano; Ailson, do Brasiliense, também está ameaçado

Suspenso preventivamente por 30 dias no início deste mês, o zagueiro Cláudio Luiz, atualmente no Náutico, será julgado por doping nesta quarta-feira, a partir das 17h, pela Terceira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

O defensor do Timbu foi flagrado no exame quando ainda atuava pelo Brasiliense, no início do ano, e pode ser suspenso por 360 dias.

O exame foi feito após a vitória por 2 x 0 sobre Juventude, no dia 30 de maio, pela Série B do Campeonato Brasileiro, e acusou a presença de isometepteno, substância proibida de acordo com o Regulamento de Controle de Dopagem da CBF e encontrada em um conhecido medicamento analgésico.

O jogador, que se transferiu para o clube pernambucano em julho, responderá ao artigo 244 (ser flagrado, comprovadamente dopado, dentro ou fora da partida) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê suspensão de 120 a 360 dias.

Caso o defensor seja punido, ele terá descontados da pena os dias cumpridos até a data do julgamento.

E ainda, se comprovada à participação direta da entidade desportiva a que pertencia o atleta (à época, o Brasiliense), será ela punida com a perda de pontos, eventualmente obtidos na partida, além de multa de R$ 50 mil a R$ 500 mil e perda de sua parte na renda em favor do adversário.

Segundo o controle de dopagem da CBF, o isometepteno está classificado entre os estimulantes especificados e sua presença foi detectada pelo relatório técnico da Ladetec, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Após exame feito na mesma partida, o zagueiro Ailson, do Brasiliense, também acusou a presença da substância e será da mesma forma julgado nesta quarta-feira. O artigo é o mesmo, com suspensão variando de 120 a 360 dias.

Nenhum comentário: