Flagrados no antidoping, dois jogadores do Brasiliense foram suspensos preventivamente, por 30 dias, ontem, após despacho do presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Rubens Approbato.
Os exames de urina de Cláudio Luiz e Aílson, feitos após a vitória por 2 x 0 sobre Juventude, no dia 30 de maio, pela Série B do Campeonato Brasileiro, acusaram a presença de isometepteno, substância proibida de acordo com o Regulamento de Controle de Dopagem da CBF.
O isometepteno é encontrado em um conhecido medicamento analgésico. Agora, o Brasiliense terá cinco dias úteis para dar entrada com sua defesa prévia no STJD.
De qualquer forma, os atletas terão de cumprir a suspensão preventiva até a realização do julgamento, ainda sem data marcada. Os dias cumpridos até lá serão descontados de uma eventual pena.
Os jogadores deverão responder ao artigo 244 (ser flagrado, comprovadamente dopado, dentro ou fora da partida) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê suspensão de 120 a 360 dias.
Se comprovada a participação direta da entidade desportiva a que pertença o atleta, será ela punida com a perda de pontos, eventualmente obtidos na partida, além de, no caso de desporto profissional, multa de R$ 50 mil a R$ 500 mil e perda de sua parte na renda em favor do adversário, se houver.
Segundo o controle de dopagem da CBF, a substância está classificada entre os estimulantes especificados, e sua presença foi detectada pelo relatório técnico da Ladetec, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Em março deste ano, a atacante Fernanda Berti, que atua no Cesena, da Série A italiana, foi flagrada por uso do isometepteno e suspensa preventivamente.
A substância foi a mesma que causou a suspensão da também brasileira Elisangela Paulino, do Florens Castellana. Assim como a compatriota, Fernanda alegou que consumiu o isometepteno ao tomar um remédio para dor de cabeça.
O isometepteno também provocou a suspensão do tenista brasileiro Marcelo Melo durante o ATP de Queen's, em 2007. Na ocasião, ele também alegou ter tomado um remédio para dor de cabeça.
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário