segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Brasil está pronto para o pontapé inicial

O futsal, provavelmente não desperta tanta paixão em lugar algum do planeta como no Brasil. Por isso, quando, nesta terça-feira, for dado o pontapé inicial da sexta Copa do Mundo da FIFA da modalidade, todo o país estará apoiando a Seleção.

À medida que o pontapé inicial se aproxima, as perguntas se multiplicam: poderão Itália ou Argentina, vice-campeã e quarta colocada em 2004 respectivamente, romper a hegemonia que até agora brasileiros e espanhóis têm conquistado? Será este o momento do grande salto para Rússia, Ucrânia, Irã ou Egito? Qual outra seleção pode surpreender? Falta cada vez menos tempo para conhecer as respostas.

A Copa do Mundo de Futsal é a quarta competição mais antiga do atual calendário da FIFA, atrás da Copa do Mundo, da Copa do Mundo Sub-20 e da Copa do Mundo Sub-17. Depois de passar duas vezes pela Europa (Holanda 1989 e Espanha 1996), duas pela Ásia (Hong Kong 1992 e China Taipei 2004) e uma pela América Central (Guatemala 2000), Brasil 2008 será a primeira vez que o torneio será disputado na América do Sul.

Também será a primeira ocasião em que haverá 20 seleções participantes ao invés de 16,que jogarão um total de 56 partidas entre Rio de Janeiro e Brasília, as únicas duas sedes do torneio.

O sistema de disputa é simples. Na primeira fase de grupos, haverá quatro zonas de cinco equipes cada, onde todos se enfrentarão. Os dois primeiros se classificarão para a segunda fase de grupos, onde os oito conjuntos restantes serão divididos em duas zonas de quatro. Ali todos voltarão a jogar contra todos: o primeiro e o segundo colocados de cada grupo avançam às semifinais.

Nenhum comentário: