Se obtiver ao menos um empate e confirmar o título do Brasileiro deste ano, o São Paulo inscreverá o Bezerrão em uma lista seleta. O estádio, situado na cidade do Gama, pode ser a 13ª sede diferente de uma partida decisiva da competição nacional. Cenário convidativo à equipe paulista, o local também pode ser o terceiro campo neutro a receber uma definição do torneio, ampliando um grupo de palcos inusitados.
O estádio que mais recebeu jogos decisivos do Brasileiro foi o Morumbi (11), seguido de perto pelo Maracanã (nove). Beira-Rio (quatro), Brinco de Ouro (dois), Mineirão (dois), Olímpico (dois) e Pacaembu (dois) completam a lista de locais usados mais de uma vez em desfechos da competição.
No entanto, a história de últimas partidas do certame não se desenrolou apenas em estádios tradicionais. Houve decisões no Marcelo Stéfani (1991) e Anacleto Campanella (2001), por exemplo.
E a apresentação que deu a taça ao Santos em 2004 aconteceu no Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto - o clube paulista perdeu o mando de campo por uma punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
Entre palcos inusitados e exemplos de campo neutro, porém, o Brasileiro tem uma história centralizada de decisões. Até hoje, só uma edição definiu o campeão fora dos estados Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em 2005, a despeito de ter sido superado pelo Goiás na última rodada, o Corinthians ratificou a conquista atuando no Serra Dourada.
O Serra Dourada poderia rever uma definição de título em 2008, mas o Goiás foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva e não pôde receber o São Paulo em seu estádio. A decisão levou a partida para o Bezerrão, que comporta 20 mil torcedores.
A transferência da partida criou um cenário extremamente favorável ao São Paulo. O time tricolor só disputou um jogo no Bezerrão na sua história do Brasileiro. Não venceu, mas conseguiu um resultado que seria suficiente para conquistar o título no próximo domingo (empate por 2 x 2 com o Gama, no dia 23 de março de 1980).
Além disso, o São Paulo disputou apenas três jogos de Brasileiro no Distrito Federal. Nessas partidas, a equipe tricolor amealhou duas vitórias e um empate, resultados que também lhe dariam o título contra o Goiás.
Líder do Campeonato Brasileiro de 2008, o São Paulo tem três pontos de vantagem para o Grêmio, que aparece no segundo posto da tabela. Se empatar ou vencer o Goiás, o time tricolor será campeão independentemente do placar da partida do time gaúcho.
"O São Paulo é um time de decisão. Nos momentos difíceis, quando as pessoas se dão por vencidas, damos a volta por cima. Gostamos desse tipo de situação e estamos acostumados a definir as coisas. Sabemos que enfrentaremos muita pressão, mas tudo está sob controle", argumentou o volante Hernanes.
ESTÁDIOS QUE SEDIARAM AS DECISÕES DO BRASILEIRO
Morumbi 11
Maracanã 9
Beira-Rio 4
Brinco de Ouro 2
Mineirão 2
Olímpico 2
Pacaembu 2
Anacleto Campanella 1
Benedito Teixeira 1
Ilha do Retiro * 1
Marcelo Stéfani 1
Serra Dourada 1
sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário