sexta-feira, 19 de junho de 2009

Uma campanha para lá de satisfatória

Com 15 pontos ganhos, fruto de cinco vitórias, duas das quais fora dos seus domínios, 12 gols a favor e seis contra, o Brasiliense ocupa a vice-liderança do Brasileiro da Série B, apenas um ponto atrás do líder Guarani.

Para os que não acompanham o trabalho cotidiano dos comandados de Roberval Davino, aqueles que só acompanham o time à distância, em outros estados, e até mesmo os que são críticos ao campeoníssimo do DF, essa desenvoltura pode até surpreender.

Os resultados até agora obtidos nos sete jogos disputados, reforçam a idéia de que o Jacaré reúne todas as condições de voltar à elite do futebol nacional. A menos que ocorram alguns acidentes de percurso, o que esperávamos não venha a ocorrer.

O grupo de jogadores é experiente, bom tecnicamente e que transmite confiança aos torcedores. Existe, disso eu não tenho a menor dúvida, equilíbrio entre os três setores da equipe.

Taticamente, o esquema é bem definido: quando atua diante dos seus torcedores, no Serejão, é todo ataque, se utilizando dois meias e dois atacantes bem avançados. Fora de Taguatinga, Roberval Davino escala três zagueiros, um forte bloqueio no setor de marcação e apenas um homem na frente.

A caminhada do Jacaré começou com derrota sobre o Vasco, em São Januário, por sinal, injusta, pela contagem mínima. Seguiram-se três vitórias consecutivas: 2 x 1 no Campinense; 3 x 2 no Fortaleza, na capital alencarina e 2 x 0 no Juventude, no Serejão.

Depois disso, perdeu em Natal para o América, por 2 x 1, quando o resultado mais justo teria sido um empate. No retorno diante dos seus torcedores, aplicou 3 x 0 no Bahia e na última terça-feira, venceu a Portuguesa, no Canindé, pela contagem mínima.

Não resta dúvida que, a continuar nesse ritmo, o Brasiliense tem amplas e totais condições de retornar à chamada elite do futebol nacional.

Nenhum comentário: