Impulsionados pela torcida que lotou o ginásio de Xalapa e pelo excelente armador Abdul Haiy Mills, os Halcones começaram melhor a partida e terminaram o primeiro período com 10 pontos de frente, 29 X 19.
O segundo quarto começou como terminou o primeiro e os mexicanos chegaram a abrir 18 pontos depois de uma cesta de três de Victor Mariscal, 43 X 25. E foi aí que começou a reação brasileira.
Com uma boa sequência de Valtinho, Alex e Mineiro, o time brasiliense fez nove pontos seguidos e cortou a diferença pela metade. O primeiro tempo acabou com vantagem de apenas seis pontos para os mexicanos, 49 X 43.
O segundo tempo começou, mais uma vez, com a equipe mexicana melhor. Com 2′49 jogados a vantagem que - no intervalo - era de seis pontos, já havia dobrado, 59 X 47.
Foi quando dois personagens entraram em cena: a defesa brasiliense armada pelo técnico Lula e o temido chute de três brasileiro. Nos minutos sequentes do terceiro quarto, o Universo concedeu apenas oito pontos ao Halcones.
Com 23 anotados, sendo 21 em sete bolas de três (2 Alex, 2 Arthur, 2 Valtinho e 1 Marcio Cipriano), o vice-campeão brasileiro virou o jogo e terminou o terceiro período na frente, 70 X 67.
Com o equilíbrio no placar, o quarto período foi nervoso e cheio de erros. As defesas prevaleceram sobre os ataques, melhor para o time brasileiro que converteu seis lances livres (4 Valtinho e 2 Estevam) nos últimos 28 segundos de partida e manteve a vantagem de três pontos até o final.
Os Halcones ainda tiveram a última bola do jogo com Raymond Castillo, que falhou no chute de três. Final, Halcones Xalapa 83 X 86 Brasília.
Valtinho e Abdul Mills travaram um duelo particular. Eles foram os cestinhas da partida com 21 pontos e ainda fizeram cinco assistências cada um. O brasileiro levou vantagem nos rebotes 6 X 3, o que garantiu a ele, o título simbólico de melhor jogador da decisão. E se tivéssemos que escolher o melhor do Final Four, certamente este seria Valtinho também.
A Federação Internacional de Basquete, a FIBA, não elegeu o melhor do quadrangular final e sim, o melhor do campeonato. E foi o ala Alex Garcia quem ficou com o prêmio, merecido, de MVP (jogador mais valioso) do campeonato.
Toda a campanha do campeão das Américas:
1ª Fase - Sunchales (Argentina)
Brasília 92 X 96 Flamengo
Brasília 89 X 70 Libertad Sunchales, da Argentina
Brasília 87 X 85 Deportes Castro, do Chile
Final Four (Xalapa - México)
Brasília 90 X 80 Minas
Brasília 86 X 75 Biguá, do Uruguai
Brasília 86 X 83 Halcones Xalapa, do México
No jogo de abertura, que valeu o terceiro lugar, o Minas foi derrotado pelo Biguá, do Uruguai, 84 X 77. Foi a terceira derrota minastenista no quadrangular final, o que lhe valeu o último lugar no Final Four da Liga das Américas.
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário