Mesmo sem o armador Nezinho, o Limeira, atual campeão paulista, mostrou muita superação no último período e derrotou nesta sexta-feira o Universo, campeão da Liga das Américas, por 88 x 85 e encerrou uma série de duas derrotas consecutivas. Com uma reação impressionante, os donos da casa aproveitaram os "cochilos" dos candangos e conquistaram uma importante vitória.
Grande comandante da reação e principal cestinha da partida com 36 pontos, o ala norte-americano Shamell terminou como o principal destaque do duelo desta noite. Contudo, o armador Eric Tatu, que substituiu Nezinho no time titular de Limeira, também exerceu um papel fundamental ao assinalar 22 pontos e distribuir 3 assistências.
Com este resultado importante, o atual campeão paulista chegou aos 12 pontos e assumiu provisoriamente a quinta colocação, já que o Flamengo, sexto classificado, ainda está jogando contra o Univates/Bira.
Por outro lado, o Universo perdeu a oportunidade de assumir a liderança da competição com essa derrota. Contudo, o atual vice-campeão brasileiro chegou aos 14 pontos e empatou com o Joinville na primeira posição. Porém a equipe catarinense leva a melhor pelo saldo de cestas.
As duas equipes retornam à quadra na próxima quarta-feira. Pela segunda rodada consecutiva, o Limeira recebe um adversário no seu ginásio. Desta vez, os atuais campeões paulistas enfrentam o Assis, às 20h. No mesmo horário, o Universo volta ao ginásio da Asceb e duela contra o Pinheiros.
O jogo - Mesmo atuando fora de casa, o Universo reforçou sua marcação dentro do garrafão e impediu as principais jogadas dos donos da casa. Desfalcado de Nezinho, o Limeira se limitava em depositar suas fichas no norte-americano Shamell. Entretanto, a defesa armada pelo técnico Lula se mostrava sólida e não permitia liberdade à principal referência ofensiva dos paulistas.
Melhor na partida, os vice-campeões nacionais entraram no minuto final do período com uma vantagem de 10 pontos (16 x 6). Com o elenco quase completo, o Universo apostava no jogo de garrafão e o gigante Estevam (2,10m), aparecia como uma peça fundamental no ataque. Mais equilibrados em quadra, os visitantes terminaram o primeiro quarto à frente por 18 x 12.
A reação iniciada no final do primeiro período fez o Limeira crescer no início da segunda parte do duelo. Após acertar a marcação e melhorar o aproveitamento dos arremessos de quadra, os donos da casa chegaram a empatar o confronto e equilibraram as ações.
Apesar do equilíbrio aparente na partida, Valtinho fazia a diferença e controlava o ataque dos visitantes. Ao final do primeiro tempo, o placar apontava 39 x 31 para o Universo, que foi para o vestiário à frente, mesmo atuando contra um ginásio lotado.
O desfalque de Nezinho era claro na equipe de Limeira, que sentiu muito mais a falta dos arremessos do perímetro na volta do intervalo. Aproveitando o fato da principal estrela do adversário estar fora de ação, o campeão brasiliense cadenciou o jogo no terceiro período e manteve uma boa diferença no marcador, 57 x 45.
Com um grande prejuízo no marcador, os donos da casa retornaram à quadra mais agressivos e cresceram na partida. De repente, os visitantes pararam de jogar e permitiram ao adversário reagir no marcador.
Depois de 10 minutos muito equilibrados, o armador Valtinho acertou uma bola de três pontos e deixou o placar em igualdade de 77 pontos. Tatu ainda teve a oportunidade de dar a vitória aos donos da casa, entretanto, acabou desperdiçando o arremesso e a partida teve que ir para a prorrogação.
Mais experiente, o Universo começou melhor os cinco minutos do tempo extra. Alex e Valtinho ditavam o ritmo do jogo e abriram uma pequena vantagem à sua equipe. Entretanto, Shamell seguia inspirado e buscava comandar outra reação.
Contudo, os visitantes perderam Alex na reta final da prorrogação e acabaram com sua principal arma nos momentos decisivos. A bola sobrou para Márcio Cipriano, que tentou em duas oportunidades definir o jogo, falhando em ambas.
Quando restavam apenas seis segundos para terminar o duelo, Shamell sofreu falta, converteu os dois lances-livres e garantiu a vitória dos paulistas.
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário