segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Universo conquista o título da Liga das Américas

Um passe errado do anfitrião e o jogo teve a sua história alterada. Foi assim que o Universo, de Brasília conquistou o título da Liga das Américas, ontem, na cidade mexicana de Xalapa. O Halcones começou na frente, mas, nos últimos segundos, a equipe do técnico Lula Ferreira reagiu e marcou 86 x 83.

Este foi o primeiro título brasileiro no torneio, que está em sua segunda edição. Na estreia, o uruguaio Peñarol se sagrou campeão.

Valtinho foi o cestinha do time brasileiro, com 21 pontos, dois a mais que os marcados pelo ala Alex. O também ala Arthur foi importante ao fazer 13.

No garrafão, os pivôs Cipriano, com nove rebotes, e Estevam, que pegou quatro, sendo muitos deles decisivos, lideraram o Universo. Pelo lado mexicano, o armador Abdul Mills foi cestinha com 21 pontos.

Após um início de jogo fraco, quando chegou a ficar 16 pontos atrás no placar, o Universo conseguiu uma grande recuperação. No terceiro quarto, com uma sequência de quatro cestas de três pontos, o time empatou no marcador e foi para a parte final da partida à frente.

O quarto final teve o Halcones e o Universo se intercalando na dianteira do placar. A 25 segundos do fim da partida, o pivô Estevam, que até então havia errado todos os lances livres que tentou no jogo, acertou dois e colocou a equipe brasileira na frente: 82 x 81.

Em seguida, uma jogada confusa da equipe mexicana devolveu a bola aos comandados de Lula Ferreira. Após sofrer falta, o armador Valtinho converteu os dois lances livres que teve e abriu vantagem de três pontos. O Universo ainda cedeu pontos ao adversário, mas acabou, após novos lances livres de Valtinho, fechando o jogo a 86 x 83.

Mais cedo, o Minas perdeu para o Biguá, do Uruguai, por 84 x 77. Com o resultado, a equipe brasileira terminou em último no quadrangular final, repetindo sua atuação na edição anterior da Liga das Américas. Os uruguaios foram os terceiros.

Nenhum comentário: