O Universo, vice-campeão brasileiro de basquete, tem 15 jogadores em atividade neste reinício de temporada, isto sem falar no ala Bira, lesionado e sem previsão de retorno. Quanto aos demais, o técnico Lula Ferreira preservou a base do Nacional do ano passado e convocou jovens promissores de clubes do DF. O objetivo é o de ver os veteranos Ratto, Rossi e Valtinho transmitirem experiência aos jovens Tchelo, Rafael Mineiro e David, entre outros.
Para este ano, o único reforço, que passou a ser a referência do time, é o ala Alex. Houve até a tentativa de trazer o pivô Baby, mas o Flamengo se antecipou e praticamente garantiu o atleta para o Rio de Janeiro. De acordo com Ratto, o colega impõe respeito aos companheiros e até aos adversários. “O Alex tem uma qualidade acima dos padrões e por isso a gente se apóia bastante no estilo dele”, afirma o armador.
Conhecido por se empenhar além do necessário nos treinos, o habilidoso ala ressalta a importância do grupo em favor de suas boas apresentações. Para este ano, Alex chega a falar em títulos. “Vamos ficar ainda mais fortes. Temos três competições começando este mês e vamos buscar ser campeões em todas”, disse o craque. As competições são a quarta etapa do torneio Joaquim de Oliveira, a ser disputado a partir de hoje em Belo Horizonte; a Liga das Américas, na Argentina e o Campeonato Brasileiro.
Do outro lado dos mais experientes, estão algumas promessas. Uma dos jogadores mais elogiados pelo técnico Lula é o ala Tchiêlo Lisboa, de apenas 17 anos. Ele começou no esporte aos 12 anos no Unidade Vizinhança, quando viu que estava ficando cada vez maior em relação aos colegas. Sobre as chances na equipe profissional, o treinador acredita que essa nova geração do basquete candango é importante por dois motivos: “Esses meninos vão criar uma identidade local para o time e vão garantir cada vez mais uma vida prolongada ao Universo”.
Com a contusão de Bira, a diretoria do Universo corre para buscar um substituto. O nome mais provável é o de Diego, que estava no Ulbra, do Rio Grande do Sul. Também do time gaúcho, cogita-se a vinda do pivô Estevão. Porém, está em estudo a contratação de um jogador internacional, de nome ainda não divulgado.
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário