sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Universo confirma favoritismo e bate o Bauru

O Universo confirmou o seu favoritismo no Campeonato Brasileiro de Basquete. Esta noite, no ginásio da Asceb, na 904 Sul, derrotou o Bauru por 76 a 65. Na primeira rodada da competição, diante dos seus fanáticos torcedores, os comandados do técnico Lula Ferreira tinham batido a também equipe paulista do Assis.

O Universo, contudo, terá pela frente na próxima semana, outro duro desafio. Participará do quadrangular decisivo da Liga das Américas, deixando, mesmo que momentaneamente a competição nacional.

Arthur foi o principal pontuador do Universo com 17 pontos. O astro Alex contribuiu com 16 e Cirpiano com 14. Contudo, o destaque da partida foi o norte-americano Larry, do Bauru de 22 pontos, seguido por Alex que fez 14.

O brasiliense Arthur foi quem mais esteve em quadra: 33 minutos e 43 segundos, seguido por Alex que jogou 30 minutos e 56 segundos. De quatro tentativas, Arthur marcou duas cestas de três pontos - aproveitamento de 50 por cento. Nas sete vezes que tentou os arremessos de dois pontos acertou três. Teve aproveitamento de 83 por cento nos arremessos livres.

Já o principal jogador do time, Alex, acertou dois arremessos de três pontos, acertou quatro de dois e dois lances livres. Além disso, pegou quatro rebotes de defesa. O quinteto que iniciou o duelo contra o Bauru foi Arthur, Valtinho, Alex, Cipriano e Mineiro. Ainda jogaram Diego, Estevam, David e Ratto.

Já a representação do interior paulista, treinado por Guerrinha, começou a partida com Filé, Otávio, Larry, Ricardo e Alex. Ainda jogaram Mãozão, Renato e Fisher. Os trio de árbitro foi formado por José Pelissari, de Minas Gerais; Fernando Serpa, do Rio Grande do Sul e pelo sergipano Euvaldo da Silva.

Além da atuação do Universo há que se destacar a presença de um excelente público no ginásio da Asceb. Segundo estimativa do Universo, aproximadamente 1.800 torcedores estiveram no local para assistir e incentivar os jogadores do vice-campeão brasileiro.

Além do triunfo do Universo, outro destaque ficou por conta da homenagem foi prestada aos campeões mundiais de basquete de 1959. Quando faltavam quatro minutos e 56 segundo do primeiro turno, a partida foi paralisada para que os ex-craques recebessem troféus e placas comemorativas ao histórico feito nos nossos campeões mundiais.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Goiás goleia Ceilândia em amistoso

Goleada, marcação mais acertada e melhor entrosamento do ataque. É esse o saldo que o Goiás mostrou no segundo amistoso vencido por uma ampla vantagem na fase de preparação para o Campeonato Goiano. Ontem, os esmeraldinos golearam o Ceilândia, por 6 x 0, na Serrinha.

O adversário era um pouco melhor que o Monte Cristo, goleado pelos esmeraldinos por 7 x 0, e ofereceu mais resistência no início. Também induziu mais o Goiás aos erros. Os jogadores tinham um pouco de dificuldades nos passes e no domínio. Mas depois entraram no eixo. O primeiro gol saiu aos 35 minutos do primeiro tempo, de pênalti, com Romerito.

Romerito e Felipe marcaram duas vezes cada um. Felipe foi o segundo a fazer gol. Aos 41 da primeira etapa, concluiu uma boa armação, iniciada por Ramalho. Pela direita, o volante tabelou com Vitor e recebeu na frente. Ele cruzou para Felipe na área e o atacante completou.

Ainda na etapa inicial, Henrique deixou o campo por conta de contusão no joelho direito. Gomes passou a fazer o líbero e Everton entrou para ser o primeiro volante. O time melhorou. “Eu já estava conversando com o Everton no banco e ele já sabia o que eu queria. Então, foi mais agressivo”, comentou, após o jogo, o técnico Hélio dos Anjos.

No segundo tempo, aos sete minutos, Romerito recebeu de Vitor e marcou. Felipe também marcou pela segunda vez numa jogada individual, pela direita, aos nove. Um gol contra de Luiz Henrique e o gol de Raphael Luz foram os outros do Goiás.

Talvez porque o ataque esteja começando a apresentar maior coesão, Hélio não sinta falta de um centroavante. Entre todos os atacantes do elenco, nenhum é jogador de área. Pelo contrário, o treinador está totalmente seguro com seu ataque, formado hoje por Iarley e Felipe, jogador que o técnico diz não ser de fazer “menos de 25 gols por ano”.

Zé Carlos, com contusão muscular na coxa direita, ficará se recuperando pelo menos 15 dias. Henrique, a princípio, não é preocupação para a estreia no Goianão, domingo, contra o Itumbiara.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Luziânia joga na casa alheia

Conversei ainda a pouco com o vice-presidente da Federação Brasiliense de Futebol (FBF), Paulinho, sobre a situação do Luziânia, que está sem poder jogar no seu estádio, o Serra do Lago, por causa das reformas que estão sendo feitas no gramado.

O dirigente confirmou que o próximo jogo do time goiano será neste domingo, às 16h, contra o Dom Pedro, no Abadião, na Ceilândia. Perguntei-lhe sobre o confronto da terceira rodada, diante do Legião, cujo mando de campo igualmente pertence ao Luziânia. E ele me disse:

“Ainda vai depender da administração do estádio. Como o Ceilândia não jogará ali na terceira rodada, acredito que não haja problemas, mas, em todo caso, vou precisar da aceitação de quem administra aquela praça de esporte. Se não for possível na Ceilândia, vamos tentar o Cave ou até mesmo o Mané Garrincha. Vamos aguardar”.

Quanto ao televisionamento dos demais jogos do campeonato, Paulinho me explicou que os entendimentos estão bem adiantados entre a federação e os clubes com a TV Brasília. Estão sendo levantados os custos de cada transmissão, que devem ser feitas aos sábados, no horário das quatro da tarde, para então o negócio ser fechado

Ceilândia disputa amistoso

Logo mais às cinco da tarde, o Ceilândia disputa um amistoso diante do Goiás, em Goiânia, no estádio da Serrinha. Não sei quais foram as razões pelas quais o Gato aceitou servir de sparring para o alviverde do vizinho estado.

Analisem que os comandados de Marquinhos Bahia disputaram uma partida muito difícil contra o Legão, na magra vitória por 1 x 0, assim mesmo graças a um gol contra. Alguns jogadores deixaram o campo machucados, foram bastante exigidos na partida física e não tiveram tempo suficiente para se recuperarem.

Se foi por causa da parte financeira, até aceito. Afinal, o clube passa que dificuldades e um dinheirinho a mais, não faz mal a ninguém. O prejuízo, certamente, virá pelo desgaste físico em relação ao próximo jogo pelo campeonato do DF, domingo diante do Brazlândia, no Chapadinha.

A viagem começou nesta manhã, de ônibus. O amistoso começará às 17h e o retorno será logo depois. O retorno aos trabalhos acontecerá nesta quarta-feira à tarde, no CT do Jaguar.

O time que começará o jogo na capital goiana, será: Renan; Agnaldo, Luiz Henrique e Vavá; Daniel, Betson, Rildo, Bobby e Marquinhos; Wallace e Cassius.

O Goiás é time de primeira divisão, jogará diante dos seus torcedores, está se preparando para começar a maratona do campeonato goiano e os jogadores estão loucos para demonstrar ao técnico Hélio dos Anjos que tem condições de ser titular

Campanha para lá de perigosa

Foto:AdalbertoMarques.com

A apaixonada torcida do Gama (foto) precisa tomar cuidado com a campanha que ela vem fazendo, a meu ver, desproporcional, com o objetivo de forçar a entrada do jovem Keké, revelado no futebol amador da cidade, como titular do time alviverde, em detrimento de Luciano Dias.

A esta altura dos acontecimentos, não é bom que tal ocorra. Primeiro porque transfere uma responsabilidade muito grande para o jovem atacante. O apoio é ótimo, mas obriga-o a apresentar um futebol mais produtivo do que o do atual dono da camisa 9. E este peso não ser bom para ele.

Xingar Luciano Dias, apesar de ele ter marcado o gol que se transformou no da vitória, não é o bom caminho. Tanto um como o outro precisam é de apoio.

Naquele amistoso que o Gama realizou contra o Atlético-GO, notei que Giuliano Pariz discutiu com alguns torcedores, posicionados atrás do banco de reservas, que berravam para que o técnico colocasse o Keké no time.

Está mais do que na hora dos espíritos serem desarmados. Os torcedores precisam agir com a razão, nunca com o coração. Esse tipo de pressão é bom para tirar o adversário do sério, nunca quando o time precisa do grito vindo das arquibancadas.

Técnico e jogador reconhecem falhas

Foto:AdalbertoMarques.com

Fora das quatro linhas, vendo tudo por outro ângulo, o técnico Giuliano Pariz (foto) está certo ao afirmar que o time, notadamente seu ataque, ficou devendo no confronto diante do Brazlândia, no domingo passado.

O triunfo, pela contagem mínima, desagradou não só ao preparador como os próprios torcedores, além do atacante Luciano Dias, que marcou o gol da vitória, mas saiu de campo vaiado.

“Pecamos muito nas finalizações”, reconhece Pariz. “Vamos trabalhar mais este fundamento”, prometeu o treinador alviverde.

Toda esta situação se deveu ao fato de a equipe ter começado a partida com uma velocidade espantosa, quando marcou o gol, mas, incrivelmente, caiu de produção e permitiu que os visitantes tomassem gosto pelo jogo e até ameaçassem o goleiro Róbson em algumas oportunidades.

De herói a vilão em menos de 90 minutos. Esta foi a situação vivida pelo goleador gamense. Ele não jogou bem, bateu mal a penalidade e só viu a bola entrar porque o goleiro do Brazlândia apostou num canto.

Luciano Dias, no alto de sua experiência dentro das quatro linhas, reconheceu: “O torcedor tem que cobrar mesmo. A minha atuação não foi muito boa", assumiu o atacante.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Reencontro com a vitória

O “magro” triunfo de ontem do Gama sobre o Brazlândia (1 x 0), na rodada de abertura do Campeonato Metropolitano, na Arena Bezerrão e diante de mais de seis mil torcedores, teve um sentido especial.

É que o time alviverde não sabia o que era acumular três pontos desde o fim de setembro do ano passado. Naquela oportunidade, ainda figurante da Série B do Brasileiro, no Mané Garrincha, derrotou o Marília por 2 x 1.

Outro detalhe interessante e que muita gente sequer se lembra mais: o Periquito gamense não vencia o seu primeiro jogo à nível local desde 2005, quando marcou 3 x 1 no Santa Maria.

Nunca é demais lembrar que o Periquito passou os 10 jogos da Série B do ano passado sem conseguir derrotar nenhum adversário. Isto sem falar no último amistoso que o time disputou antes da estréia no torneio local: 2 x 2 diante do Atlético-GO.

No campeonato de 2006, o time começou perdendo para o Brasiliense por 2 x 1. No ano seguinte, empatou com o Esportivo por 1 x 1 e, na temporada passada, ficou no 2 x 2 com o Brazlândia, o adversário de ontem.

Eis a relação das 11 partidas que o time não conseguiu vencer: 0 x 2 Santo André; 0 x 4 Bragantino; 0 x 3 Avaí; 2 x 3 Juventude; 1 x 1 Vila Nova; 2 x 2 América; 1 x 2 Paraná; 0 x 2 Criciúma; 0 x 1 Ceará; 0 x 0 Bahia; 2 x 2 Atlético-GO.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Jacaré já começa como líder

Foto:AdalbertoMarques.com

Concluída a primeira rodada do Metropolitano/2009, o Brasiliense já é líder. Derrotou o Luziânia por 3 x 0, após 1 x 0 no primeiro tempo. Depois do gol de Iranildo (foto) nos primeiros 45 minutos, no segundo período Wellington Dias, aos 3 minutos e Diogo, aos 41, construiram o triunfo dos comandados de Reinaldo Gueldini.

O Jacaré é líder com três pontos porque tem três gols de saldo. É que os outros clubes vencedores - Gama, Ceilândia e Dom Pedro -, marcaram apenas um gol: 1 x 0, sobre o Brazlândia, Legião e Brasília respectivamente.

No jogo da Arena Bezerrão, o técnico Giuliano Pariz efetuou três alterações. Ele tirou o meio campo Marco Alagoano para a entrada de Thuiaguinho; Juca foi substituído por Maia e Luciano Días por Keké.

Além do triunfo, os torcedores do Gama demonstraram que estão ao lado do time nesta sua volta ao Bezerrão. O público pagante chegou perto dos 6.500, muito acima do número de pessoas que compareciam ao Mané Garrincha nesses pouco mais de três anos em que a Arena esteve em reforma.

Sem jogar tudo o que sabem, os gamenses terão uma parada dificilima na segunda rodada. Eles terão pela frente o Legião, comandado por José Lopes (Risada), no próximo domingo, às 10h30, no Mané Garrincha, no Plano Piloto.

Já o gol do triunfo do Dom Pedro no seu acanhado estádio, o Vasco Viana de Andrade, no Núcleo Bandeirante, foi marcado pelo experiente meio campista Maninho, logo no começo do segundo tempo.

Os quatro jogos desta tarde foram disputados sob muita chuva, o que terminou por prejudicar o rendimento dos jogadores em campo. A segunda rodada será toda ela disputada no próximo domingo, com os mandantes atuando fora dos seus domínios.

Mandantes fazem o dever de casa

O Gama no Bezerrão, o Brasiliense no Serejão e o Ceilândia, no Abadião, ganham do Brazlândia, Luziânia e Legião pela contagem mínima, nos primeiros 45 minutos de seus jogos, que marcaram a abertura do Metropolitano do DF da presente temporada.

Quem marcou o gol do Gama foi o seu centroavante Luciano Dias, em cobrança de pênalti, aos 9 minutos. A falta foi cometida pelo goleiro André sobre o volante Ferrugem, que o árbitro Rogério Bueno marcou. O chute foi dado no meio do gol. Por sinal, este foi o primeiro gol do campeonato.

A formação do Periquito está sendo: Robson; Yomísio, Gilvan, Leandro Dias e Mendes; Índio, Ferrugem, Marco Alagoano e Eduardo; Lucas e Luciano Dias.

No Serejão, quem fez o gol do Jacaré foi o atacante (improvisado) Iranildo, em cobrança de falta, aos 7 minutos. Mas o jogo não foi dos mais fáceis para os comandados de Reinaldo Gueldini. Os visitantes criaram várias situações de gol e por pouco não igualaram o marcador.

No Abadião, o Ceilândia venceu o primeiro tempo parcialmente pela contagem mínima, graças a um gol contra do zagueiro Luan, do Legião, que acabara de entrar no lugar de um colega que saíra machucado. A jogada foi criada por Cassius. Infelicidade do jovem defensor do Legião.

Onde o placar não foi movimentado foi na Metropolitana, entre o Dom Pedro e o Brasília, apesar dos esforços dos atacantes. O jogo foi bem disputado, embora as defesas tenham levado certa vantagem sobre os avançados.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Fábio Júnior é o experiente da vez

Confeço-lhes que estou um tanto quanto preocupado com o futuro do Brasiliense em relação às três competições que o clube disputará nesta temporada. E esta preocupação está relacionada ao envelhecimento do grupo de jogadores. Este filme eu já vi antes e foi tremendamente desagradável.

Refiro-me a mais recentemente contratação do Jacaré: Fábio Júnior, nome de cantor famoso, ex-integrante da Seleção Brasileira, mas que se encontra no limiar da carreira aos 31 anos. Dois outros jogadores experientes foram repatriados, como são os casos de Allain Delon e Wellington Dias.

E os mais jovens, qual a motivação deles na desenfreada corrida pela titularidade do time? Será que eles vão realmente estar motivados? Obrigatoriamente, pelo menos é assim que entendo, esses jogadores mais rodados serão titulares, não só pela carreira, mas também pelos altos salários que certamente passaram a ganhar.

A batata “quente” foi passada para as mãos do competente Reinaldo Gueldini. Ele foi escalado novamente pelo todo poderoso Luiz Estevão para administrar os egos, os medos e a pressão dos mais rodados para serem titulares. Ou estão errado.

Voltando a comentar a situação de Fábio Júnior, o ex-atacante do Cruzeiro, Roma, da Itália, Atlético Mineiro, Palmeiras e até da Seleção Brasileira, não entra em campo para disputar uma partida oficial desde junho do ano passado. Segundo dizem, seu último clube foi o Hapoel Tel Aviv, de Israel. Completamente fora do mercado, tentou jogar no Bahia, mas não conseguiu, devido a problemas de documentação.

Será que o presidente Luiz Estevão não enxerga que tem a obrigação, pelo menos no meu entendimento, de remoçar o time? Encher o Jacaré de jogadores acima de 30 anos é antecipar que o desempenho só será satisfatório por 45 minutos. Ou estou errado?

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Universo e Fla fazem clássico na Liga das Américas

Numa reedição do confronto final do último Campeonato Nacional Masculino, Universo e o Flamengo se enfrentam pela Chave C da segunda edição da Liga das Américas, que será disputada desta quarta-feira até sexta-feira, em Sunchales, na província de Santa Fé, na Argentina.

O duelo está previsto para esta quarta-feira, às 21h de Brasília. A equipe brasiliense enfrenta ainda o Libertad Sunchales, time da casa e atual campeão da liga argentina, na quinta-feira, e o Deportes Castro, do Chile, na sexta-feira. Os cariocas enfrentam as mesmas equipes: o Deportes Castro na quinta, e o Libertad Sunchales na sexta.

Décimo colocado na primeira edição da Liga das Américas, o time de Brasília, vice-campeão brasileiro e dirigido pelo técnico Lula Ferreira, acaba de vencer a Copa Sudeste, realizada em Belo Horizonte.

Segundo Lula Ferreira, ex-técnico da Seleção Brasileira, a competição, da qual participaram também o Minas Tênis, o CETAF e o Saldanha da Gama, serviu como um aquecimento para a estréia na Argentina.

“Tivemos uma boa preparação. Treinamos por um período longo e fizemos os quadrangulares com o Cetaf, o Saldanha e o Minas. O sistema de classificação da Liga das Américas é muito difícil, pois classifica um a cada quatro. É uma situação tecnicamente delicada, mas temos capacidade. O time argentino é forte e dono da casa. Mesmo com alguns jogadores contundidos, representa perigo. O Flamengo, atual campeão brasileiro, reforçou o elenco com o pivô Baby e merece respeito. O time chileno está levando três americanos, o que é permitido no Chile. Num torneio desses, a sobrevivência depende de cada jogo”, analisou Lula.

Dono do último título brasileiro e 13º colocado na 1ª Liga das Américas, o Flamengo treina em dois períodos desde o fim do Campeonato Estadual, em dezembro último, para fazer uma boa apresentação na Argentina. Para o técnico Paulo Chupeta, o primeiro jogo, contra o Universo, já pode ser chamado de “clássico doméstico”.

“Será um jogo nervoso, porque foi a final do Nacional. Vamos tentar anular os pontos fortes deles, que já conhecemos bem e ditar o nosso ritmo de jogo. Sabemos que o time da casa é forte e que os chilenos estão levando três jogadores americanos. Disputamos alguns amistosos no Rio, que eu espero que deem resultado para que o time consiga uma boa colocação na Argentina”, disse Chupeta, que já conta com o pivô Baby, reforço recém contratado do rubro-negro.

Outro representante brasileiro na competição, o Minas, jogou pelo Grupo A, disputado em Porto Rico no mês de dezembro, e já está classificado para o quadrangular final, que será realizado de 6 a 8 de fevereiro. De acordo com o regulamento da FIBA Américas, as 16 equipes foram divididas em quatro grupos e apenas o vencedor de cada grupo garante a classificação.



2ª LIGA DAS AMÉRICAS


Grupo C

Sede: Sunchales (Argentina)

1ª Rodada – Quarta-feira (dia 14 de janeiro)

19h00 – Libertad Sunchales (ARG) x Deportes Castro (CHI) – SPORTV2 / Ao vivo

21h00 – Universo/BRB (BRA) x Flamengo/Petrobras (BRA) – SPORTV2 / Ao vivo



2ª Rodada – Quinta-feira (dia 15 de janeiro)

20h05 – Flamengo/Petrobras (BRA) x Deportes Castro (CHI) – SPORTV2 / Ao vivo

22h10 – Universo/BRB (BRA) x Libertad Sunchales (ARG) – SPORTV2 / Ao vivo



3ª Rodada – Sexta-feira (dia 16 de janeiro)

20h05 – Deportes Castro (CHI) x Universo/BRB (BRA) – SPORTV2 / Ao vivo

22h10 – Libertad Sunchales (ARG) x Flamengo/Petrobras (BRA) – SPORTV2 / Ao vivo

OBS: Horário de Brasília.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Universo ganha quadrangular em BH

Em jogo digno de final de campeonato, Pitágoras/Minas e Universo/BRB disputaram, na Arena Vivo, o título do Torneio Interestadual de Basquete/Copa Sudeste.

Em partida válida pela terceira e última rodada da Etapa de Belo Horizonte/Torneio Kouros Monadjemi, o time de Brasília venceu os minastenistas por 81 x 63 (42 x 38), com parciais de 28/19, 14/19, 21/15 e 18/10, e conquistou a primeira colocação na competição.

O jogador Estevam, do Universo, foi o cestinha da partida, com 19 pontos. O pivô Murilo foi quem mais marcou pelo Minas, com 16 pontos.

Minas e Universo entraram em quadra concentrados e, durante quase todo o primeiro quarto, fizeram um jogo equilibrado. Apenas no final do período, o time de Brasília conseguiu abrir uma pequena vantagem e fechou com nove pontos na frente do Minas, em 28 x 19.

A história do segundo quarto não foi diferente, com as duas equipes brigando pelo título ponto a ponto. Após o tempo solicitado pelo técnico Flávio Davis Furtado, o Minas conseguiu diminuir a distância no placar para quatro pontos e o primeiro tempo da partida acabou em 42 x 38 para o Universo.

No segundo tempo, o Universo voltou melhor e reconquistou a vantagem que tinha no primeiro quarto, terminando com 63 pontos, dez na frente do Minas. No último período da partida, o time brasiliense conseguiu aumentar ainda mais a distância no placar e garantiu o título da Copa Sudeste com o placar de 81 x 63.

Na partida de hoje, o técnico do Minas começou com Shipp, Luiz Felipe, Leandro, Charles e Murilo. Entraram ainda: Soró, Ricardo, André e Guilherme. Já o técnico Lula Ferreira, do Universo, iniciou o jogo com Arthur, Valter, Alex, David e Rafael. Depois entraram André, Estevam, Frederico e Diego. Karla Diniz, Jaime Macedo e Rodrigo Gouvêa foram os responsáveis pela arbitragem da partida.

Para o técnico do Minas, Flávio Davis Furtado, a defesa foi fator fundamental para a derrota minastenista. "Não nos portamos bem e eles conseguiram abrir uma vantagem. E, contra um time forte como o deles, é difícil recuperar. Além da falha na defesa, também não soubemos aproveitar os bons momentos que tivemos na partida", avaliou Flávio.

Minas e Universo chegaram à decisão da Copa Sudeste com o mesmo número de vitórias e derrotas (nove e duas, respectivamente). Porém, a equipe brasiliense conquistou as etapas do Distrito Federal e Vitória, onde três times tiveram duas vitórias e a decisão foi no saldo de cestas, enquanto que o Minas ficou com o lugar mais alto do pódio na etapa de Vila Velha.

Na etapa de BH/Torneio Kouros Monadjemi, os dois times venceram nas duas primeiras rodadas.

Na partida que abriu a última etapa do Torneio Kouros Monadjemi, CETAF/Garoto/UVV (ES) e Saldanha da Gama (ES) brigavam pela terceira colocação da competição. Após um jogo bastante disputado, o CETAF/Garoto/UVV superou o Saldanha da Gama por 89 x 75 (35 a 43), com parciais de 16/24, 19/19, 28/8 e 26/24. Guilherme, do CETAF/Garoto/UVV, foi o cestinha da partida, com 21 pontos.

A primeira partida do Minas no Novo Basquete Brasil (NBB) será no próximo dia 28, às 20h, contra o Paulistano, na casa do adversário.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Atlético-GO definido para amistoso contra Periquito

A base da equipe campeã da Série C no ano passado, continua sendo prestigiada pelo técnico Mauro Fernandes. No coletivo realizado ontem, no estádio Antônio Accioly, o comandante rubro-negro manteve dez dos 11 campeões no time principal. O lateral-esquerdo Chiquinho, que se recupera de lesão, foi substituido por Alysson na equipe titular.

A atividade movimentou a torcida atleticana, que apareceu em bom número para o último coletivo antes do amistoso diante do Gama, neste sábado, no moderno estádio Bezerrão. Os jogadores corresponderam às expectativas e fizeram um treino com grande qualidade.

O atacante Juninho, que havia torcido o tornozelo, treinou normalmente e fez dois gols logo nos primeiros minutos do coletivo. Na parte final da atividade, foi substituído por Buiu.

O técnico Mauro Fernandes confirmou que, no começo do amistoso diante do time alviverde, escalará o mesmo time que começou o coletivo, que foi formado por: Márcio, Rafael Cruz, Gil, Jairo e Alysson; Romeu, Róbston, Lindomar e Weslley; Marcão e Juninho.

A expectativa do comandante rubro-negro é contar com pelo menos 23 jogadores no amistoso. O atacante Cleyton Santos, o lateral Chiquinho e o volante Luciano Totó estão contundidos e não participarão da partida. Elias e Anaílson, que ainda precisam melhorar as condições físicas, devem ficar em Goiânia.

Universo começa torneio com vitória

Ontem à noite, em Belo Horizonte, no ginásio do Minas Tênis Clube, na abertura da quarta e última etapa do Torneio Kouros Monadjemi, o Universo/BRB fez valer toda a sua categoria, ao derrotar o CETAF, do Espírito Santo, por 87 x 71 (44 x 39).

No triunfo dos comandados de Lula Ferreira, as parciais foram 24/22, 20/17, 25/17 e 18/15. Arthur, do time candango, foi o cestinha do jogo com 24 pontos. O próximo jogo será hoje diante do Saldanha da Gama, também do Espírito Santo, também no ginásio do Minas.

Na segunda partida da noite, o Pitágoras/Minas começou bem a temporada. Diante de sua torcida e na estreia do pivô Ricardo, o time minastenista fez a sua primeira partida do ano e venceu o Saldanha da Gama (ES) por 96 x 61 (52 a 29), com parciais de 32/6, 20/23, 24/20 e 20/12.

Pela equipe vencedora, o ala Shipp foi o cestinha da partida, com 18 pontos. O próximo desafio do Pitágoras/Minas na competição será nesta sexta-feira, às 20h, contra o CETAF, também na Arena Vivo.

O Torneio Kouros Monadjemi definirá o campeão da Copa Sudeste. Apenas o Minas e o Universo têm chances de conquistar o título, que ficará com o time que garantir o maior número de vitórias na etapa de Belo Horizonte. A equipe candanga venceu duas das três etapas até agora disputadas. O Minas ganhou a outra.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Universo acelera preparação

O Universo, vice-campeão brasileiro de basquete, tem 15 jogadores em atividade neste reinício de temporada, isto sem falar no ala Bira, lesionado e sem previsão de retorno. Quanto aos demais, o técnico Lula Ferreira preservou a base do Nacional do ano passado e convocou jovens promissores de clubes do DF. O objetivo é o de ver os veteranos Ratto, Rossi e Valtinho transmitirem experiência aos jovens Tchelo, Rafael Mineiro e David, entre outros.

Para este ano, o único reforço, que passou a ser a referência do time, é o ala Alex. Houve até a tentativa de trazer o pivô Baby, mas o Flamengo se antecipou e praticamente garantiu o atleta para o Rio de Janeiro. De acordo com Ratto, o colega impõe respeito aos companheiros e até aos adversários. “O Alex tem uma qualidade acima dos padrões e por isso a gente se apóia bastante no estilo dele”, afirma o armador.

Conhecido por se empenhar além do necessário nos treinos, o habilidoso ala ressalta a importância do grupo em favor de suas boas apresentações. Para este ano, Alex chega a falar em títulos. “Vamos ficar ainda mais fortes. Temos três competições começando este mês e vamos buscar ser campeões em todas”, disse o craque. As competições são a quarta etapa do torneio Joaquim de Oliveira, a ser disputado a partir de hoje em Belo Horizonte; a Liga das Américas, na Argentina e o Campeonato Brasileiro.

Do outro lado dos mais experientes, estão algumas promessas. Uma dos jogadores mais elogiados pelo técnico Lula é o ala Tchiêlo Lisboa, de apenas 17 anos. Ele começou no esporte aos 12 anos no Unidade Vizinhança, quando viu que estava ficando cada vez maior em relação aos colegas. Sobre as chances na equipe profissional, o treinador acredita que essa nova geração do basquete candango é importante por dois motivos: “Esses meninos vão criar uma identidade local para o time e vão garantir cada vez mais uma vida prolongada ao Universo”.

Com a contusão de Bira, a diretoria do Universo corre para buscar um substituto. O nome mais provável é o de Diego, que estava no Ulbra, do Rio Grande do Sul. Também do time gaúcho, cogita-se a vinda do pivô Estevão. Porém, está em estudo a contratação de um jogador internacional, de nome ainda não divulgado.

Allan Delon está de volta ao Jacaré

Foi disputado, ontem, o primeiro coletivo do Brasiliense, visando as disputas do Campeonato Metropolitano. As atenções, contudo, estiveram voltadas para o meia-atacante Allann Dellon, que foi repatriado pelo clube amarelo, cinco vezes campeão do DF. Depois de cinco meses parado, desde quando atuou pela última vez pelo Ceará na Série B do Brasileiro do passado, o jogador baiano já fez testes físicos em separado dos demais colegas no gramado anexo. Ele, contudo, não espera ter condições de jogo rapidamente. "Creio que, por volta de 30 dias, posso voltar a jogar".

Segundo o técnico Reinaldo Gueldini, a recomendação para a contratação do experiente jogador partiu dele. "Estávamos procurando um meia. E o Allan Delon é um jogador que já conhece o DF e o nosso time", afirmou.

Allan Delon teve uma saída um tanto quanto conturbada na sua passagem anterior no Jacaré. Em 2006, foi dispensado pelo técnico Luiz Carlos Ferreira, após acusações de aparecer embriagado na concentração, em Anapolis. "Não ficou magoa daquele tempo, porque senão, não teria voltado", justificou o novo contratado.

No campo, durante o coletivo, o técnico Reinaldo Gueldini repetiu a mesma formação do treino tático da terça: Guto; Patrick, Aílson, Cláudio Luiz e Edinho; Bidú, Coquinho, Rodriguinho e Adrianinho; Samuel e Jóbson.

Esclarecimento está muito próximo

O gerente de futebol do Gama, Flávio Raupp, está bastante irritado com os boatos circulantes na imprensa envolvendo a situação do atacante Kleyr. Ele prometeu para o fim da tarde desta quinta-feira, um esclarecimento oficial sobre o caso. “Tem muita gente falando bobagem. Podem ocorrer algumas surpresas”, disse.

O jogador, que estava com uma contusão na época em que foi contratado do Hapoel Kfar-Saba, de Israel, desembarcou no Gama com a rescisão contratual nas mãos e assinou um novo com o alviverde. O novo vínculo seria de dois anos.

Pois não é que nesta semana, o empresário do jogador disse ao diretor de futebol Flávio Raupp, segundo boatos circulantes, que o clube de origem dele não liberaria mais a documentação do jogador. Ontem, ocorreu mais um capítulo dessa novela e foi descoberto o real motivo da "dificuldade" em contratar o atleta.

O empresário pediu um aumento no valor do contrato e a diminuição de dois para um ano do tempo de vigência. Ao mesmo tempo, o contrato do jogador aparecia em um site especializado em transferências internacionais como novo jogador do Gloria Buzau, da Romênia.

O empresário de Kleyr, Ricardo Grossi, conforme já publicamos, se reuniu ontem com Flávio Raupp, na tentativa de definir a situação. Kleyr não trein há dois dias, desde que o Hapoel Kfar-Saba comunicou ao atleta que não rescindiria o seu contrato. A princípio, ele tinha todos os documentos de liberação do clube israelense e até assinou um contrato com o alviverde. Mas, há indícios que o atleta pode seguir para outro time do exterior.

"A realidade é que o Hapoel tinha a preferência de cancelar o contrato em dezembro, mas não quis fazê-la. Eles estão pedindo o retorno dele até maio desde ano, quando aí sim, termina o contrato. Provavelmente até sexta-feira teremos uma resposta", resumiu Grossi.

De acordo com o site alemão especializado em transferências www.transfermarkt.de, o jogador acertou com Gloria Buzau, da Romênia. Raupp, no entanto, não confirmou o acerto. "Não sei. Hoje no futebol tudo é possível”, desconversou.

Atlético-GO marca novo amistoso

O Atlético Goianiense, campeão do vizinho estado e campeão da Série C do ano passado, disputará um segundo amistoso de preparação para a próxima temporada, contra o Luziânia, na próxima quarta-feira. O jogo está marcado para o Estádio Antônio Accioly, às 20h.

Devido a proximidade dos amistosos de preparação para a temporada e o forte ritmo de trabalho, a comissão técnica resolveu alterar a programação para esta quinta-feira. O treino da manhã foi cancelado e os jogadores treinarão apenas no período da tarde. O técnico Mauro Fernandes comandará o segundo coletivo. A atividade está marcada para o Antônio Accioly, às 16h30.

A intenção do treinador atleticano é a de levar pelo menos 23 jogadores para o amistoso contra o Gama, neste sábado, às 16h, no Bezerrão. Chiquinho, Cleyton Santos e Juninho, entregues ao departamento médico, ainda serão avaliados para saber se terão condições de ir para o jogo. Luciano Totó, lesionado, e Elias, recém-contratado, estão fora da partida.

Enquanto os demais jogadores aprimoram a parte física, os goleiros atleticanos já estão em forte ritmo de trabalho. Márcio, França e Douglas já treinam com bola sob o comando dos treinadores de goleiros, Adongildo Barbosa, o Tulipa, e Cláudio Cerqueira, que foi contratado recentemente.

Sempre em dois períodos, os goleiros se aprimoram. São realizadas atividades para melhorar a saída de gol nos cruzamentos, defesa em chutes de longa, média e pequena distância, reflexos, elasticidade, força e velocidade.

O treinador de goleiros, Cláudio Cerqueira, explica que no começo do trabalho é natural o ritmo ser mais forte. "Eles precisam se condicionar para começarem a temporada bem. Com o tempo, vamos amenizar. Mas, treino de goleiro sempre é exaustivo", esclarece, ele que já trabalhou com França e Márcio em outros clubes.

Tulipa, que está no clube desde maio de 2008, está satisfeito com o aproveitamento nos treinos. "É muito esforço, mas vale a pena para os goleiros", explicou. Titular do gol atleticano desde 2007, Márcio faz uma avaliação positiva do começo dos trabalhos. "Os treinos são intensivos, cansativos e o ritmo está muito forte. Mas, em começo de trabalho é sempre assim", opinou.

Fernando é o mais novo reforço do Ceilândia

Tendo à frente do seu departamento de futebol, o experiente supervisor Edvan Aires, o Ceilândia continua se reforçando para fazer bonito nas disputas do Campeonato Metropolitano desta temporada, cujo início está previsto para acontecer no próximo dia 18.

A novidade desta manhã ficou por conta da presença do centroavante Fernando, cujo último clube foi o América Mineiro. Ele fará exames médicos esta tarde e depois começará a treinar com os novos companheiros.

Antes de fechar a negociação, contudo, Edvan teve o cuidado de telefonar para o ex-técnico do clube mineiro e também do Gama, Flávio Lopes, para obter informações mais detalhadas do jogador. Após receber o sinal verde, o jogador de 25 anos acertou os últimos detalhes e viajou para Brasília.

Fernando mede 1,86 de altura, é dono dos direitos federativos e passa a ser mais uma opção para o técnico Marquinhos Bahia ao longo da competição. Agora, o Ceilândia conta com cinco centroavantes: Cassius, Wallace, Leandro e o uruguaio Molina, além do próprio Fernando.

Segundo explicou Edvan Aires, o último amistoso preparatório do ano será disputado neste domingo, às 16h, no Abadião, contra o Anápolis. A diretoria do Gato ainda não decidiu se haverá cobrança de ingressos ou se o jogo regional será disputado com os portões abertos.

As contratações, pelo menos para este início de campeonato, estão encerradas. Contudo, o supervisor deixou transparecer que as portas não foram totalmente fechadas. “Até enquanto a janela de inscrições permitir, é possível que ocorra mais alguma contratação”.