terça-feira, 1 de setembro de 2009

Universo cada vez mais forte

Time brasiliense, vice-campeão brasileiro nas duas últimas temporadas, fecha com o ala pivô Guilherme Giovannoni

Depois de conquistar o título nacional em 2007, de forma invicta, e se transformar em bi-vice-campeão, quando o Flamengo ficou com o título, o Universo continua se reforçando para a presente temporada, que está próximo de começar.

A última novidade, já publicada neste espaço, é a contratação do ala/pivô Guilherme Giovannoni, de 29 anos, paulista de nascimento e que faz parte atualmente da Seleção Brasileira, que disputa a Copa América, em Porto Rico.

Guilherme mede 2,04 de altura. Seu primeiro clube foi o Cristovão Colombo, de São Paulo, seguido pelo Rio Claro (SP), Pinheiros (SP), Fuenlabrada (Espanha), Dijon (Espanha), COC/Ribeirão Preto (SP), Rimini (Itália), Benetton Treviso (Itália), Lauretana Biella (Itália), BC Kiev (Ucrânia) e Virtus La Fortezza Bologna (Itália).

Vestindo a camisa da Seleção Brasileira, sagrou-se campeão da Copa América, em 2005; campeão dos Jogos Pan Americanos, em 2003 e campeão Sul-Americano, em 2003.

Como jogador de clube, foi vice-campeão da EuroCup (Kiev – 2006); bicampeão da Copa da Itália (2003 e 2004); vice-campeão do Campeonato Ucraniano (Kiev – 2006) e campeão do Eurochallenger (Virtus – 2009)

Guilherme será apresentado aos torcedores do Universo tão logo termine a Copa América. O diretor do clube, Jorge Bastos, como não poderia ser diferente, está eufórico: “Esse é o reforço de peso que a gente vinha trabalhando e anunciando que teríamos”.

Entre os dias 10 e 29 deste mês, o Universo disputará um torneio amistoso na China e que servirá de preparação para a temporada que começará em 25 de outubro. Os atletas do Universo que estão na Seleção Brasileira (Alex e Giovannoni) não viajarão com o time para o Oriente.

“Precisamos dar um descanso para eles depois de todo o desgaste de treinos e jogos com o time do Brasil”, justificou Jorge Bastos. “Mas os dois já devem começar a treinar em Brasília a partir do dia 20, com o Pipoka, que também não vai à China”, adiantou.

Para o novo ala/pivô do Universo, “é um novo desafio voltar a jogar no basquete brasileiro depois de vários anos atuando no cenário europeu. O time de Brasília é forte, e sempre disputa títulos, seja em qual for à competição. Minha expectativa é trabalhar forte para adquirir o entrosamento ideal no menor espaço de tempo possível, pois quero somar e ajudar a equipe a atingir seus objetivos”, continuou.

O primeiro torneio que Giovannoni atuará com a camisa do Universo será a Liga Sul-Americana de Clubes, entre 16 e 18 de outubro, na Argentina. O Universo jogará ainda a Liga das Américas e também disputará, na condição de convidado, em dezembro, o Amsterdam Haarlem Basketball Week 2009, na Holanda.

Para o técnico do Universo, Lula Ferreira, a chegada de Giovannoni vem na hora certa. “É um atleta experiente, de nível de Seleção Brasileira, e será um reforço de peso para a equipe”, comemorou. “O Universo tem um calendário internacional e temos sempre pretensões altas. Precisamos contar com um elenco que preencha certos requisitos e o Giovannoni é um desses jogadores”, completou o treinador.

Nenhum comentário: