sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Brasil x Porto Rico encerra segunda fase


A última rodada da segunda fase da Copa América / Pré-Mundial de Porto Rico, que está sendo disputada no ginásio do Coliseu Roberto Clemente, em San Juan, terá os seguintes jogos nesta sexta-feira: Panamá x México (14h30 de Brasília), Argentina x Uruguai (17h), República Dominicana x Canadá (19h30) e Brasil x Porto Rico (22h).

Brasileiros e portorriquenhos se enfrentaram 42 vezes em competições oficiais, com 29 vitórias do Brasil contra 13 de Porto Rico.

Nos últimos quatro confrontos oficiais em 2007 duas vitórias para cada seleção: 97 x 94 e 86 x 65 para o Brasil (Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007) e 97 x 75 e 111 x 107 (Torneio Pré-Olímpico de Las Vegas). Na Copa Tuto Marchand, na semana passada, os brasileiros ganharam por 80 x 70.

Marcelinho Machado, uma das estrelas da Seleção Brasileira, comentou: “As duas equipes já estão classificadas com méritos para o Mundial. Eles têm bons chutadores e estão fazendo um bom trabalho ofensivo com os pivôs. Precisamos fazer uma defesa mais agressiva e no ataque trabalhar bem a bola e arremessar com segurança para evitar o contra-ataque. É claro que temos a motivação de ganhar do time da casa e terminar em primeiro lugar. Mas, independente do adversário da semifinal, vamos entrar com a mesma determinação para buscar a vaga na final e o título”.

Já o ala/pivô Guilherme Giovannoni, que é o novo reforço do Universo para as competições oficiais desta e da próxima temporada, explicou:

“É um jogo que não vale mais nada porque as duas equipes já estão classificadas para o Mundial e a semifinal. Vencer é sempre importante, mas acho que precisamos aproveitar essa partida para ajustar o time para a semifinal. Vamos fazer o nosso jogo sem entrar na correria deles, que contam com o apoio maciço da torcida em todos os jogos. Alcançamos nosso primeiro objetivo que era a vaga para o Mundial. Agora vamos trabalhar para decidir o título no domingo”.

Os jogadores à disposição de Moncho Monsalve são: 4 - Marcelinho Machado; 5 - Duda Machado; 6 - Diego Pinheiro; 7 - Alexandre “Olivinha”; 8 - Alex Garcia; 9 - Marcelo Huertas; 10 - Leandrinho Barbosa; 11 - Anderson Varejão; 12 - Guilherme Giovannoni; 13 - JP Batista; 14 - Jonathan Tavernari; 15 - Tiago Splitter.

De acordo com o regulamento da Copa América, na primeira fase as dez seleções jogaram entre si nos seus respectivos grupos. A última colocada de cada grupo foi eliminada da competição. Já as quatro primeiras avançaram para a segunda fase quando as equipes de “A” enfrentam as de “B”.

Os quatro mais bem classificados, na soma de pontos das duas fases, disputam a fase semifinal no seguinte cruzamento: 1º x 4º e 2º x 3º. Os ganhadores decidem o título no dia 6 de setembro, enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze.

Nenhum comentário: