sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Vitória não tira Gama da vice-lanterna

Apesar de ainda existir uma mínima condição de ver o time permanecer na Série B em 2009, os torcedores do Gama não devem se animar quanto a uma possível mudança na posição na tabela do campeonato, em caso de o time aprontar uma zebra neste sábado, diante do Criciúma, no interior catarinense.

Se o Periquito somar três pontos, ele ainda assim permanecerá na 19ª colocação entre os 20 participantes do torneio. Com 34 pontos, ele chegará aos 37, se igualando ao próprio Criciúma, que está uma colocação acima.

Neste caso, atingirá as 10 vitórias do seu inimigo do Sul, com os mesmos sete empates e o mesmo número de derrotas: 19. No critério de desempate, os catarinenses levam vantagem porque têm 14 gols a menos, enquanto o Gama soma 32 gols.

As possibilidades, praticamente nulas, de ainda permanecer na Segundona, obriga o Gama a depender de uma série de outros resultados. Em outras palavras, além de vencer as três jogos que lhe restam – Criciúma, Ceará, ambos fora, e Bahia, o time gamense precisa torcer contra muita gente.

Eis como o Gama pode se salvar:

36ª rodada

São Caetano x América/RN (empate) - O time paulista não briga por mais nada, mas vem tirando pontos fundamentais de clubes que ainda brigam por algo.

Barueri x Fortaleza (vitória do Barueri)- O Barueri necessita da vitória para colocar um pé na Série A.

ABC x Marília/SP (empate) – O time potiguar precisa de pontos para sair da briga do rebaixamento.

Criciúma x Gama (vitória do Gama) – Caso vença, o alviverde consegue preciosos três pontos e bate um adversário direto.

37ª rodada

Bahia x Marília (empate) – O time baiano procura um ponto em casa para se livrar matematicamente da degola.

Bragantino x Fortaleza (empate) - A briga no jogo fica pelas duas pontas da tabela, pois o Bragantino ainda tem chances de subir e Fortaleza está na briga para sair de baixo.

Barueri x América/RN (vitória do Barueri) - Em casa, o time paulista pode selar a vaga na elite nacional.

Criciúma x Santo André (vitória do Criciúma) - Outra partida que marca os opostos. Criciúma precisa da vitória para ainda respirar.

Ceará x Gama (vitória do Gama) - O time cearense não briga por mais nada. Ainda com remotas chances, o time alviverde pode roubar os três pontos.

38ª rodada

Gama x Bahia (vitória do Gama) – Na reestréia do Bezerrão, o alviverde, caso tenha chance, pode escapar heroicamente.

Ponte Preta x Criciúma (empate) – Mesmo sem pretensões na competição a Macaca fica no empate com o time de Santa Cataria.

Marília x Ceará (vitória do Marília) – Em casa, nesta última rodada, o time paulista busca a vitória para fugir do rebaixamento.

Fortaleza x Brasiliense (vitória do Fortaleza) – O jacaré não luta por mais nada e mesmo com a vitória, o time cearense não consegue se salvar.

América/RN x Corinthians (empate) – Campeão, o Corinthians não quer se despedir da competição com derrota.

Periquito está a beira do abismo

Dono de uma campanha que beira o ridículo ao longo da Série B da presente temporada, tanto que figura na penúltima colocação, o Gama está com um pé na Terceirona. Hoje, diante do Criciúma, outro que está com a corda no pescoço, certamente lhe será jogada a pá de cal.

O duelo dos desesperados acontecerá neste sábado, no caldeirão do Heriberto Hulse, no interior catarinense. A esta altura dos acontecimentos, os jogadores alviverdes, e o técnico Jean Cláudio, demonstram desânimo, afinal, as chances de cair são de quase 100 por cento.

Depois de conquistar o título nacional a Série B no já distante 1998, o Periquito freqüentou a chamada elite do futebol nacional por quatro temporadas. Foi rebaixado em 2002. Naquele ano, ele ficou em 25º lugar entre os 26 participantes da competição.

Nas 25 partidas que disputou, o Periquito ganhou apenas sete, empatou quatro vezes e perdeu 14 confrontos. Naquele ano, seu ataque marcou 30 gols e sofreu 39. Em tempo: o lanterna da competição foi o Botafogo.

Na Série B de 2003, o Gama ficou na 23ª colocação – vice-lanterna -, com 19 pontos em 23 jogos. O time só ganhou três partidas, empatou 10 e perdeu outras 10. Novamente o ataque fez a diferença, mas de forma negativa: marcou 28 gols enquanto a defesa tomou 41 – foram 12 gols negativos.

A história na Terceira Divisão deu para o gasto, tanto que retornou para a Segundona no ano seguinte, onde permanece por quatro temporadas, mas que pode descer mais um degrau a partir deste sábado.

Na temporada de 2004, o Gama foi primeiro no Grupo 4 com nove pontos em seis jogos. Foram duas vitórias, três empates e 1 derrota. Marcou seis gols e sofreu cinco. Os outros integrantes do grupo foram Palmas, Gurupi e CFZ.

Na fase seguinte, no Grupo 20, foi primeiro na disputa com o Cuiabá. Somou seis pontos nos dois confrontos. Foram duas vitórias, fez seis gols e sofreu três. Depois, no Grupo 34, nos confrontos diante do Palmas, somou quatro pontos – uma vitória e um empate. Seu ataque marcou três gols e a defesa sofreu apenas um.

Depois enfrentou o Rio Branco, do Acre, agora como integrante do Grupo 41. Novamente foram quatro pontos – uma vitória e um empate, com quatro gols marcados e apenas dois sofridos.

No quadrangular final da competição, os adversários do Periquito foram União Barbarense, que por sinal foi o campeão, Americano, de Campos, e Limoeiro, do Ceará. Somou 10 pontos em seis jogos, fruto de três vitórias, um empate e duas derrotas. Os atacantes alviverdes fizeram 17 gols e os defensores tomaram 10.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Portugueses têm novidades na convocação

O meio-campista César Peixoto, do Sporting Braga, e o zagueiro Rolando, do Porto, são as grandes novidades da lista de convocados para o amistoso de Portugal contra o Brasil, na próxima semana, marcando a reinauguração do estádio Bezerrão.

Os dois vestirão a camisa portuguesa pela primeira vez na carreira. "Não posso esconder que recebi esta convocação com uma ponta de surpresa, mas com muito orgulho", admitiu Peixoto. "É gratificante constatar que o técnico da seleção está atento ao trabalho que os jogadores desenvolvem nos seus clubes".

Rolando também não omitiu a empolgação por ser chamado. "É uma emoção enorme poder estar num grupo com esta qualidade. Agora, só quero trabalhar para agarrar a oportunidade e mostrar ao professor Carlos Queiroz que ele pode confiar em mim", comemorou.

Enquanto os dois jogadores estréiam na seleção, o meia Tiago está de volta após ficar fora do time nas últimas convocações. "É um prazer regressar à seleção. Apesar de estar afastado dos últimos chamados, a verdade é que nunca senti que estava fora desta família que é a seleção", comentou o meio-campista da Juventus, da Itália, feliz por poder retornar em um amistoso contra o Brasil.

"São sempre jogos especiais, intensos e com uma enorme carga afetiva. Queremos dar espetáculo, vencer, mas sem esquecer que se trata de mais uma etapa de preparação para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2010", completou Tiago.

Apesar das novidades da lista portuguesa, o grande chamariz do amistoso da semana que vem está no embate entre o melhor jogador do mundo de 2007 e aquele que deverá ficar com o título na atual temporada: Kaká e Cristiano Ronaldo, respectivamente.

Cristiano Ronaldo confirmado no Bezerrão

O técnico português, Carlos Queiroz, anunciou a pouco, a lista de convocados para o amistoso contra o Brasil, previsto para acontecer na próxima quarta-feira, às 22h, na reabertura do estádio Bezerrão, no Gama.

Encabeçada pelo meia-atacante Cristiano Ronaldo, cotado para ser eleito o melhor jogador do mundo, a seleção lusitana, que ainda tem os brasileiros naturalizados portugueses Deco e Pepe, contará com duas estréias e um retorno importante.

Eis os convocados:
Goleiros
Quim (Benfica/POR) e Eduardo (Braga/POR).

Defensores: Bosingwa (Chelsea/ING), Paulo Ferreira (Chelsea/ING), Bruno Alves (Porto/POR), Rolando (Porto/POR), Fernando Meira (Galatasaray/TUR), Pepe (Real Madrid/ESP) e Miguel (Valencia/ESP).

Meio-campistas: Maniche (Atlético de Madri/ESP), Raúl Meireles (Porto/POR), Deco (Chelsea/ING), César Peixoto (Braga/POR), Tiago (Juventus/ITA), Simão (Atlético de Madri/ESP), Nani (Manchester United/ING), Danny (Dínamo de Moscou/RUS) e João Moutinho (Sporting/POR).

Atacantes: Cristiano Ronaldo (Manchester United/ING) e Hugo Almeida (Werder Bremen/ALE).

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Brasília continua a ser um celeiro de craques

O avançado brasileiro Alípio (ex-Rio Ave), que jogará no Real Madrid, não mede as palavras para assumir-se como um “finalizador, com enorme potencial no drible” e disse que está vivendo um “sonho” com esta mudança repentina.

Com apenas 16 anos, ele assinará brevemente um contrato de quatro anos com os “merengues”, permitindo ao Rio Ave um encaixe financeiro de cerca de 600 mil euros.

“Quero trabalhar bastante no Real Madrid. Com seriedade e humildade, sinto que tenho capacidade para triunfar”, disse.

O jogador, satisfeito por poder realizar um “sonho de infância”, até porque um dos seus ídolos é o brasileiro Ronaldo, que já defendeu o Real Madrid, fala, no entanto, em “pés no chão”, porque sabe como muda rapidamente o mundo do futebol.

“É um sonho, porém, tenho de ter os pés no chão. Embora ainda não saiba quando viajo para Madrid, vou começar por trabalhar com a equipe B do Real”, avançou.

A jovem promessa, na hora de despedida do Rio Ave, não esqueceu também a importância do clube português na sua afirmação internacional: “Cresci muito como jogador e como pessoa. Quero agradecer muito a todas as pessoas de Vila do Conde. Todos me ajudaram e guardo muitos amigos”.

Alípio Duarte Brandão, descoberto pela Gestifute, do empresário Jorge Mendes, com apenas 14 anos e cobiçado por outros clubes europeus, já conversou com o zagueiro Pepe, que prometeu ajudá-lo na adaptação à capital espanhola.

“Falei com ele por telefone e ele me disse para contar com o seu apoio. Espero que seja possível estar brevemente com ele”, afirmou o ex-jogador do Rio Ave.

Alípio, de acordo com o site da Escola de Futebol Internacional Dois Toques, parceira da Gestifute no Brasil e responsável pela sua formação, também esteve na mira do Porto e chegou a ser observado por Carlos Secretário.

Comenta-se que a Gestifute adiantou-se no negócio, porque tinha o jogador sob contrato há mais tempo, revelando também que Helber Damião, um dos responsáveis da instituição, é o seu tutor desde o falecimento da mãe, quando Alípio tinha apenas 10 anos.

Última vitória foi no fim de setembro

A última vez que o Gama ganhou uma partida pela atual Série B, foi no dia 27 de setembro, um sábado, no Mané Garrincha. Naquela oportunidade, fez 2 x 1 no Marília, um dos muitos paulistas desta competição.

Daquela data até os dias atuais, os alviverdes perderam para o Santo André por 2 x 0, no interior de São Paulo, foi goleado por 4 x 0 pelo Bragantino, em Bragança Paulista e apanhou do Avaí por 3 x 0, desta vez diante dos seus minguados torcedores.

Depois disso, foi derrotado, no Alfredo Jaconi, em Caxias, pelo Juventude, por 3 x 2, seguindo-se os empates diante do Vila Nova, em Goiânia (1 x 1) e do América por 2 x 2, novamente em casa.

Com todo esse retrospecto negativo e tendo a obrigação de vencer os quatro adversários que lhe restam até o final da competição para não amargar o segundo rebaixamento para a Série C de sua história, eu confeço-lhes que não nutro nenhuma esperança de que o Periquito evite mais esta decepção.

O clube cometeu uma série de equívocos fora das quatro linhas, que resultaram nesta campanha ridícula. Nas quatro linhas, o time é ruim nos três setores. A defesa é a mais vazada do campeonato, os volantes e meias deixam a desejar, isto sem falar nos atacantes que cumprem bem o papel que a eles é atribuído.

Em outras palavras, o jogo desta noite é crucial para que o time ainda continue sonhando na permanência. Depois do confronto diante do Paraná, ele disputará dois jogos fora do Distrito Federal. Visitará o também combalido Criciúma, no interior catarinense e o Ceará na capital alencarina.

Seu último jogo será diante do Bahia, que poderá, ou não, ter como palco o moderníssimo Bezerrão. Gestões estão sendo feitas pela atual e futura diretoria do Periquito, mas não existe ainda uma certeza que tal ocorra, apesar desse jogo ocorrer depois do amistoso Brasil e Portugal.

Mais uma vez o Gama entrará em campo com uma formação diferente. Adriano Magrão terá a companhia do garoto Dendel, formado nas categorias de base do clube, tendo em vista as ausências, forçadas, de Bebeto, Maia e Landu.

“Ele ainda é um garoto, mas que está acostumado a grandes partidas. Acredito que ele não vai sentir a responsabilidade”, afirmou Magrão. Dendel, por sua vez, tem motivação extra. “Estou um pouco ansioso. Quero mostrar logo, principalmente para mim mesmo, que tenho futebol para ter um lugar nesse time”, comentou Dendel.

Segundo os matemáticos de plantão, as chances de rebaixamento do Gama são de 93% (Infobola) e 94,8% (Chance de Gol)

35ª RODADA

Hoje

19h30
Gama x Paraná
Marília x Criciúma
Santo André x ABC
Avaí x Brasiliense

20h30
Ponte Preta x Bahia
Vila Nova x Barueri

21h45
CRB x Ceará
Fortaleza x São Caetano
América-RN x Bragantino

Amanhã
22h Juventude x Corinthians

Paraná espera aproveitar desespero do Gama

Com uma formação ofensiva o Paraná Clube espera dar um fim na possibilidade de rebaixamento à Série C. Nesta terça-feira, às 19 horas, o Tricolor terá pela frente o Gama, penúltimo colocado na tabela, com situação complicada na competição. Além do desespero do adversário, o técnico Paulo Comelli quer fazer valer o bom retrospecto paranista longe da Vila Capanema nas rodadas anteriores.

A equipe venceu o Vila Nova, Barueri e empatou com o Juventude, que são times que estão na briga por uma das quatro vagas na elite em 2009. Isso sem contar a boa apresentação diante do campeão Corinthians, no Pacaembu.

Na ocasião, o Paraná foi prejudicado pela expulsão de Ricardinho. Depois de assumir a culpa, por ter deixado o time na mão no duelo com Alvinegro paulista, Ricardinho cumpriu suspensão na derrota para o São Caetano e esta noite tem retorno garantido no lugar de Éder.

É exatamente na velocidade do atacante, somada à qualidade de Rodrigo Pimpão e Giuliano, que Paulo Comelli espera despachar o time de Brasília e fechar com tranqüilidade a participação tricolor na Segundona.

“O forte da nossa equipe é a velocidade com o Pimpão e o Ricardinho. Vamos explorar isto, pois o Mané Garrincha é um campo grande, onde temos que jogar no erro do adversário, sempre com uma marcação forte”, disse o técnico, que teve passagem pelo Ceilândia e o próprio Gama.

Com a suspensão de Daniel Marques e o retorno do volante Agenor, Comelli preferiu abandonar o esquema com três zagueiros e promete escalar o time no 4-4-2. Assim, o volante Pituca terá nova oportunidade.

No gol, Mauro assume a vaga de Gabriel. Contundido, o lateral-esquerdo Fabinho foi vetado pelo departamento médico. Com isso, Rogerinho ganha a oportunidade.

Ficha técnica

Gama x Paraná

Local: Estádio Mané Garrincha

Horário: 19h30

Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO), auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Marco Antônio de Mello Moreira (GO)

Gama - André Zandoná; Edylton, Pedro Paulo, João Paulo e Rodrigo Ninja; André Silva, Júlio César, Edimar e Thiaguinho; Dendel e Adriano Magrão. Técnico - Jean Cláudio.

Paraná - Mauro; Murilo, Leandro, Fabrício e Rogerinho; Agenor, Pituca, Kléber e Giuliano; Ricardinho e Rodrigo Pimpão. Técnico - Paulo Comelli.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Dunga tem bom retrospecto na seleção

A Seleção Brasileira encerra a temporada deste ano diante do selecionado de Portugal, em amistoso a ser disputado no dia 19 de novembro. Será na reinauguração do Estádio Valmir Campello Bezerra, o Bezerrão, localizado na cidade do Gama.

Este será o jogo 34 da seleção nacional sob o comando do técnico Dunga. Ele assumiu a direção técnica em 2006. Daquele ano até os dias atuais, Brasil venceu 21 confrontos, empatou nove e perdeu outros quatro. No total, marcou 64 gols e sofreu 22

O primeiro desafio de Dunga foi na partida contra a Noruega, no dia 16 de agosto de 2006. A Seleção Brasileira foi campeã da Copa América de 2007, na Venezuela. Já a seleção olímpica conquistou a medalha de bronze, em Pequim, nesta temporada. O aproveitamento da seleção é de 61,7 %, com uma média de 1,88 gol por jogo.

Veja os números da Seleção Brasileira Principal com Dunga

2006
Jogos Vitórias Empates Derrotas GP GC Saldo
6 5 1 0 14 3 11

2007
18 11 5 2 38 13 25

2008
10 5 3 2 12 6 6

Total
34 21 9 4 64 22 42


Veja os autores dos 64 gols da Seleção Brasileira

12 gols - Robinho (1/2006; 6/2007; 5/2008)

10 gols - Kaká (4/2006; 5/2007; 1/2008)

5 gols - Luís Fabiano (2/2007; 3/2008)

Ronaldinho Gaúcho (5/2007)

4 gols - Elano (2/2006; 2/2007)

Vágner Love (1/2006; 3/2007)

3 gols - Júlio Baptista (3/2007)

2 gols - Daniel Carvalho (2/2006)

Diego (1/2007; 1/2008)

Juan (2/2007)

Maicon (2/2007)

Contra (2/2007)

1 gol - Adriano (2008)

Afonso (2007)

Alexandre Pato (2008)

Daniel Alves (2007)

Fred (2006)

Josué (2007)

Kleber (2007)

Lúcio (2007)

Luisão (2006)

Marcelo (2006)

Rafael Sobis (2006)

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Dunga explica ausências de brasileiros

O técnico do Brasil, Dunga, considera Liédson como “um jogador de qualidade”, no entanto, admite que o atacante brasileiro do Sporting, que brevemente passará a ter passaporte português, não tem espaço na Seleção Brasileira, porque existem outros de nível mundial.

“É um jogador de muita qualidade, que está rendendo muito bem em Portugal. Mas o Brasil tem Adriano, Luís Fabiano e Pato. A concorrência é grande. Cada um tem de esperar pelo momento certo. Temos jogadores que estão bem e não é justo trocar”, disse Dunga.

Dunga está em Lisboa para promover o amistoso do dia 19 de novembro, quanto brasileiros e portugueses se enfrentarão no remodelado estádio Bezerrão. Será o último compromisso desta temporada para os comandados do treinador nacional.

Ele justificou ainda a ausência do goleiro Helton, do Porto, entre os convocados. “Ele esteve conosco, mas ficou um período lesionado e entrou um outro goleiro que vem tendo um bom desempenho”.

Ainda sobre o assunto, o técnico brasileiro comentou: “Quando um jogador se lesiona ou é suspenso, e aquele que entra no seu lugar joga bem, não é justo voltar atrás. Ele tem que esperar novamente a oportunidade para voltar. Mas o Helton é um goleiro que nos ajudou muito durante a Copa América, e além de um grande jogador, é também uma excelente pessoa”.

Quanto ao amistoso entre Brasil e Portugal, Dunga afirmou: “Vai ser um jogo bonito e ao mesmo tempo difícil. As equipes têm as mesmas características e jogadores de qualidade. Também há a possibilidade de Kaká ou Cristiano Ronaldo serem escolhidos como o melhor jogador do mundo, o que é uma atração adicional”.

Seleção Brasileira chega no dia 17

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), liberou, ontem, a programação da seleção nacional para o amistoso do dia 19 de novembro, contra Portugal, na reabertura do Bezerrão. Os jogadores se apresentarão no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, na segunda-feira, dia 17, às 13h30.

Ainda de acordo com a programação, o embarque para a capital da República dar-se-á às 15h, com chegada prevista para às 16h40. O ônibus da delegação, em seguida, se dirigirá diretamente para o Brasília Alvorada Park Hotel, antigo Blue Tree, às margens do Lago Paranoá.

A Seleção Brasileira, treinada por Dunga, fará o reconhecimento do gramado do Bezerrão na terça-feira, às 16h15, apesar do jogo contra os portugueses estar confirmado para começar às 22h. A imprensa esportiva que estará no local, poderá entrevistar os jogadores antes da movimentação.

Entre os 22 jogadores que foram chamados por Dunga para este amistoso, o que mais foi convocado para a seleção principal foi o brasiliense de Planaltina, Lucimar da Silva Ferreira, ou, simplesmente, Lúcio.

O defensor do Bayern de Munique nasceu no dia 8 de maio de 1978. Ele já foi convocado 99 vezes, disputou duas copas do mundo, disputou 76 partidas com a camisa verde e amarela, o correspondente a 6.679 minutos. Marcou quatro gols, apesar de ser zagueiro.

Edvan Aires assume futebol do Ceilândia

O experiente supervisor Edvan Aires, que desde 1992 esteve à frente do futebol do Gama, com algumas rápidas saídas, está de volta ao futebol do DF. A partir do dia 17 deste mês, assumirá a gerência do Ceilândia, com todos os poderes para desenvolver um bom trabalho no clube da cidade que lhe empresta o nome.

Quem o contratou – oficialmente o negócio será concretizado no domingo -, foi a empresa que comprou a sede do Ceilândia e que agora investirá no departamento de futebol, na feitura do grupo que disputará, inicialmente, o Campeonato Metropolitano da próxima temporada.

“O projeto da empresa é sério e por isso aceitei dirigir o departamento de futebol”, explicou Edvan Aires,.que disse fazer questão de esquecer, completamente, a sua rápida passagem pelo Brasiliense nesta temporada. “Foi frustrante, em todos os sentidos”.

Sobre o futuro técnico do Ceilândia, o novo gerente de futebol ainda não definiu o nome. “Pretendo anunciá-lo o mais rápido possível. Tenho conversado com alguns deles e, no momento adequado, escolheremos aquele que tem o perfil adequado para comandar o time”, sentenciou o gerente.

Quanto ao grupo que disputará a primeira competição do próximo ano, Edvan Aires adiantou que pretende buscar jogadores em vários clubes do país.

“Como tenho muito conhecimento, com praticamente todos os clubes do país, pretendo trazer alguns jogadores que estouraram a idade nos juniores, outros que não estão sendo aproveitados, de forma que possamos montar um grupo enxuto e disputar um campeonato de igual para igual com os demais participantes”.

O Goiás, o Cruzeiro e alguns clubes de São Paulo, já se comprometeram a ajudar o Edvan nessa empreitada. “Eles nos emprestam e nós colocamos esses jogadores na vitrine. É aquela coisa: uma mão lava a outra”, sentenciou.

Uma coisa é certa nesta nova fase do Ceilândia: o time não treinará mais no centro de treinamento do Jaguar. “Estamos fechando com outro local, até que possamos construir o nosso CT. Os jogos, naturalmente, serão disputados no Abadião”, explicou.

Universo ganha primeiro duelo na Asceb

Para os desavisados, principalmente aqueles que são simpáticos ao basquete de primeira, uma boa notícia: o Universo, vice-campeão nacional do ano passado, voltou ontem às quadras, aliás, ao ginásio da Asceb, na 904 Sul.

Foi na primeira rodada da Copa Joaquim de Oliveira, um torneio amistoso, que tem ainda as presenças do Minas, Saldanha da Gama e Cetaf, os dois últimos do Espírito Santo.

A equipe candanga, treinada pelo experiente Lula Ferreira, não encontrou dificuldades para se impor diante do capixaba Cetaf, por 102 x 62. De acordo com o treinador do time candango, melhor do que o triunfo, foi conseguir fazer com que os atletas ganhassem um pouco mais de ritmo de jogo.

“Eles (os atletas) foram muito bem no primeiro tempo, embora no segundo estivessem um pouco mais dispersos, talvez pela vantagem que naquele momento já era de 53 x 29”, afirmou Lula.

No primeiro jogo da rodada dupla, o Minas bateu o Saldanha da Gama por 83 x 74. O próximo jogo do Universo será hoje, às 20h, contra o Saldanha da Gama. Na preliminar, às 18h, jogam Minas x Cetaf. O ingresso custa R$ 5 (meia-entrada).

Jogo para fugir da Série B

Tanto o Brasiliense quanto o Bahia se enfrentam hoje, no Jóia de Ouro da Princesa, com o mesmo objetivo, isto é, se afastar do perigo de freqüentar a Série C do próximo ano. Por causa disso, e certamente, ambos lutarão com “unhas e dentes” para sair de campo com os tão sonhados três pontos.

Nunca é de mais relembrar que há quatro anos, o pentacampeão do DF conquistou a Série B em cima do Tricolor da Boa Terra, jogando em plena Fonte Nova. O duelo de hoje, com o interditado e lendário estádio de Salvador, terá como palco a principal praça de esportes de Feira de Santana.

Com 42 pontos, o Bahia, de Ferdinando Teixeira, soma 42 pontos e figura na 12ª colocação. Já o time amarelo de Reinaldo Gueldini, tem um ponto a mais e está uma posição acima.

Há 360 minutos, ou três partidas, que o representante baiano não sabe o que é vitória nesta Série B, isto sem falar que os jogadores estão sem ver a cor do dinheiro há 60 dias.

No lado oposto se encontra o campeão do DF, que soma cinco triunfos consecutivos, está com o moral elevado e não atrasa os salários.

Para voltar a vencer e espantar definitivamente a crise, o técnico do Bahia, Ferdinando Teixeira, fará seis modificações em relação ao time que foi goleado por 4 x 0 pelo Bragantino na última rodada.

Além das alterações, o treinador mudou o esquema do 3-5-2 para o 4-4-2. Por motivo de suspensão, o goleiro Darci e o volante Fausto deixam a equipe para as entradas de Fabiano e Willames.

Por opção tática, Rogério Rios assume a lateral direita no lugar de Luciano Baiano e Cléber Carioca, que cumpriu suspensão, volta à zaga no lugar de Alison. O atacante Paulo Roberto também retorna ao time após cumprir suspensão, provocando a saída de Jones.

No entanto, a mudança que vai promover a alteração no esquema de jogo é saída de Marcone, que vinha atuando na zaga, para a entrada do lateral-esquerdo Adílson. Assim, o também ala esquerdo Ávine será deslocado para o meio campo, onde formará dupla com o meia Caio.

Já o técnico Reinaldo Gueldini também fará modificações no Brasiliense. Ele não vai poder contar com o artilheiro Jóbson, liberado para tratar de problemas particulares, e Iranildo, machucado.

Thiago Félix e Leandro Netto disputam a vaga no ataque para atuar ao lado de Diogo. Na lateral direita, Patrick retorna e assume a vaga ocupada por Paulo Ricardo, que agora vai cumprir suspensão.

Na zaga, Aílson volta após cumprir suspensão e faz dupla com Fábio Braz. O zagueiro veterano Júnior Baiano se recuperou de contusão e fica como opção no banco de reservas na partida que vai ser realizada em sua terra natal, Feira de Santana.

No primeiro turno, o Bahia levou a melhor por 3 x 2 no confronto realizado no Serejão, válido pela 15ª rodada.

BAHIA
Fabiano; Rogério Rios, Cléber Carioca, Rogério e Adílson; Willames, Emerson Cris, Ávine e Caio; Paulo Roberto e Marcelo Ramos.
Técnico: Ferdinando Teixeira.

BRASILIENSE
Guto; Patrick, Fábio Braz, Aílson e Edinho; Coquinho, Juninho, Marcinho e Adrianinho; Thiago Félix (Leandro Netto) e Diogo.
Técnico: Reinaldo Gueldini.

Local: Estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana
Horário: 20h30 (19h30 na Bahia)
Árbitro: Wilson Souza de Mendonça (PE)
Assistentes: Ubirajara Ferraz Jota (PE) e José Pedro Wanderlei da Silva (PE)

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

GDF vai sortear ingressos

Uma excelente notícia para os torcedores da cidade do Gama, em relação ao amistoso internacional do dia 19, entre as seleções principais do Brasil e de Portugal. O governador Arruda, após entendimento com o administrador Antônio Donizeti Andrade, decidiu sortear dois mil ingressos entre os habitantes da cidade.

Como será: os torcedores poderão se habilitar a este sorteio, a partir da próxima semana, depositando um quilo de alimento não perecível em um dos locais que serão anunciados nas próximas horas. Cada um dos sorteados, receberá dois ingressos para ver o jogo que marcará a reabertura do Bezerrão, o novo cartão postal do DF.

“Fiz ver ao governador que esta é uma forma de premiar os moradores, aqueles de menor poder aquisitivo, neste jogo festivo. Houve a concordância e pretendemos anunciar os locais para a inscrição o mais rápido possível”, disse Donizeti Andrade.

Perguntado sobre os preços dos ingressos para o amistoso internacional, o administrador disse que ainda não recebeu qualquer informação a respeito. “Este é um assunto que está sob a responsabilidade do Fábio (Simão, presidente da Federação Brasiliense de Futebol). Pelo menos até agora, ele não nos passou nada”, garantiu.

Sobre a entrega da obra pela construtora Estacom, que reconstruiu o estádio, o administrador disse que a data acertada é segunda-feira, dia 10 de novembro. “Até lá, continuarão sendo feitas algumas obras de estrutura fora do estádio. Mas, posso garantir que o cronograma das obras está dentro do previsto”, frisou Donizeti Andrade.

Quanto à possibilidade de o Bezerrão ser utilizado pelo Gama antes do amistoso do dia 19, o administrador disse que ela é zero, pelo menos até o momento. “Isto só acontecerá se a Fifa exigir que haja, no local, algum evento que sirva como teste da funcionalidade. Por enquanto, a reabertura será com o jogo da seleção”, concluiu.

Técnicos promovem amistoso em Lisboa

O treinador português, Carlos Queiroz, e o seu colega brasileiro, Dunga, vão dar uma entrevista coletiva conjunta, nesta sexta-feira, para falar do amistoso Brasil x Portugal, no dia 19 de Novembro.

Queiroz e Dunga estarão lado a lado na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), para demonstarem suas expectativas em relação ao confronto que terá lugar na cidade do Gama

O desafio no remodelado Estádio Walmir Campelo Bezerra, que contará com a presença do presidente Lula, insere-se numa data Fifa, em que as seleções que disputam as eliminatórias para o Mundial de 2010 da África do Sul, podem aperfeiçoar suas equipes.

Portugal tem apenas cinco pontos em quatro partidas e está no grupo dos terceiros classificados do Grupo 1, dois pontos atrás da Dinamarca (tem menos um jogo) e Hungria, enquanto o Brasil é o segundo classificado na América do Sul com 17 pontos em 10 jogos, a seis do surpreendente Paraguai e com um de vantagem sobre Argentina e Chile.

Portugal ainda não se firmou nas Eliminatórias

Os torcedores do Distrito Federal, especialmente os da cidade do Gama, vivem momentos de expectativa por causa da presença das seleções do Brasil e de Portugal, no dia 19 deste mês, no amistoso que marcará a reabertura do Estádio Bezerrão.

O que acontece com a Seleção Brasileira, treinada por Dunga, todos tomam conhecimento de forma automática. Mas, quanto aos irmãos portugueses, tudo ainda é novidade. Eis alguns detalhes da trajetória dos irmãos de além mar.

Pelas Eliminatórias européias para o Mundial de 2010, na África do Sul, a seleção de Portugal já disputou quatro partidas.

Inicialmente venceu Malta por 4 x 0, perdeu para a Dinamarca por 3 x 2, em Lisboa, e empatou seguidamente com a Suécia e a Albânia por 0 x 0.

Atualmente se encontra na terceira colocação no Grupo 1 da competição com cinco pontos, atrás da Dinamarca e da Hungria. Em quatro jogos, venceu 1, empatou dois e perdeu outro. Marcou seis gols e sofreu três.

No ranking da Fifa, os portugueses figuram na 10ª colocação com 1.075 pontos.

De 1956 até o ano passado, Brasil e Portugal já se enfrentaram 17 vezes, com 11 vitórias dos brasileiros, quatro dos portugueses e dois empates.

A última vez que o Brasil derrotou Portugal foi no dia 8 de junho de 1989: 4 x 0. Depois disso, os dois selecionados empataram por 1 x 1, em 2002. Seguiram-se dois triunfos portugueses: 2 x 1 em 2003 e 2 x 0 em 2007.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Brasil enfrentará melhor do mundo Cristiano Ronaldo

O próximo compromisso da seleção nacional representará um grande desafio para o time comandado por Dunga. Na sua opinião, o verde e amarelo enfrentará o melhor jogador do mundo: o português Cristiano Ronaldo, atualmente no Manchester United, que recebeu o voto do comandante brasileiro na eleição realizada anualmente pela Fifa.

A entidade recolhe indicações de técnicos e capitães de todas as seleções filiadas a ela. Dunga admitiu que votou em Cristiano Ronaldo como o melhor da temporada. "Não podia escolher brasileiros e acho que ele foi muito bem", avaliou o treinador.

Ele enalteceu ainda a evolução de Cristiano Ronaldo, que passou por uma intervenção cirúrgica no tornozelo neste ano: "Ele é um jogador importante, que tem retomado a caminhada positiva. Temos de marcar com muita atenção".

Entretanto, Dunga minimizou o status de estrela de Cristiano Ronaldo para o amistoso que acontecerá no dia 19 de novembro, na reabertura do Bezerrão.

"Nós também temos o Kaká, que está retornando depois de uma cirurgia e foi escolhido o melhor do mundo no ano passado. Todo atleta importante precisa de uma atenção especial, e não será diferente com eles dois", avisou Dunga.

Cristiano Ronaldo foi titular da seleção portuguesa na vitória dos lusitanos por 2 x 0 sobre o Brasil, em Londres, no dia 6 de fevereiro do ano passado. O jogador do Manchester United foi substituído por Simão, que marcou o primeiro gol de sua equipe - o zagueiro Ricardo Carvalho fez o outro.

Dunga mantém Ronaldinho fora

Foto:AdalbertoMarques.com

Ronaldinho não participa da festa no Gama


As presenças do lateral-esquerdo Marcelo e do zagueiro Miranda foram as grandes novidades na convocação da Seleção Brasileira para o amistoso contra Portugal, no dia 19 de novembro, no Gama. Ronaldinho Gaúcho(foto), do Milan, seguiu alijado da equipe nacional.

Sem contar os jogos válidos pelas eliminatórias sul-americana à Copa do Mundo, a última apresentação da equipe diante de seus torcedores aconteceu no dia 27 de abril de 2005. Então comandado por Carlos Alberto Parreira, o time canarinho venceu a Guatemala por 3 x 0 no Pacaembu, em jogo que marcou a despedida do atacante Romário da seleção.

Naquela partida, a seleção foi composta apenas por jogadores que atuavam no Brasil. Romário iniciou o jogo como capitão da equipe e anotou um dos gols - Grafite e Anderson, que hoje está no São Paulo, completaram o placar.

No Distrito Federal, a última partida da Seleção Brasileira aconteceu no dia 4 de setembro de 2005. O time nacional bateu o Chile por 5 x 0, em jogo válido pelas eliminatórias para a Copa do Mundo do ano seguinte, com três gols de Adriano, um de Robinho e outro do zagueiro Juan.

Dunga chama os 22 para amistoso no Gama

Foto:AdalbertoMarques.com
Confesso-lhes que queimei a língua. Dias atrás, escrevi que não acreditava que o técnico Dunga convocasse a base da Seleção Brasileira para o amistoso contra Portugal, no dia 19 deste mês, marcando a reabertura do Bezerrão. Mas ele me surpreendeu agradavelmente, chamando os melhores nacionais e internacionais. O zagueiro Lúcio(foto), que iniciou a carreira nos campos do DF, integra a lista de convocados.

Ainda a pouco, o treinador anunciou os nomes dos 22 jogadores. Eis os nomes:

Júlio César (Internazionale)

Doni (Roma)

Maicon (Internazionale)

Daniel Alves (Barcelona)

Lúcio (Bayern de Munique)

Miranda (São Paulo)

Thiago Silva (Fluminense)

Luisão (Benfica)

Kleber (Santos)

Marcelo (Real Madrid)

Gilberto Silva (Panathinaikos)

Elano (Manchester City)

Anderson (Manchester United)

Josué (Wolfsburg)

Kaká (Milan)

Diego (Werder Bremen)

Mancini (Internazionale)

Alex (Internacional)

Robinho (Manchester City)

Luís Fabiano (Sevilla)

Alexandre Pato (Milan)

Adriano (Internazionale)