domingo, 24 de maio de 2009

Universo despacha o Franca e vai às semifinais

O time brasiliense fica nove minutos sem pontuar, mas vence em casa e avança para a próxima fase, que não terá nenhum clube paulista

Em uma série equilibrada do primeiro ao quinto jogo, às vezes o pior adversário é o próprio descontrole.
O Universo aprendeu a lição à força na partida decisiva contra Franca e, apesar de um incrível apagão no segundo tempo, manteve a cabeça no lugar nos últimos minutos para arrancar a vitória diante de sua torcida.

O resultado de 64 x 59 fecha o confronto em 3 x 2 e classifica o time da capital federal para enfrentar o Minas nas semifinais do Novo Basquete Brasil.

Com o gináso da Asceb lotado, o Universo foi do céu ao inferno e voltou ao céu a tempo de vencer a série. A equipe do técnico Lula Ferreira ficou nove minutos sem pontuar no segundo tempo e deixou evaporar uma vantagem de 16 pontos, mas se redimiu na reta final da partida.

Com a eliminação de Franca, as semifinais do NBB não terão nenhum clube paulista. A partir de terça-feira, o Flamengo encara o Joinville. Na quarta, o Brasília abre o confronto com o Minas.

Na tarde deste domingo, Alex comandou o time brasiliense com 18 pontos, 10 rebotes e quatro roubadas. O pivô Estevam colaborou com 12 pontos e sete rebotes.

Pelo lado de Franca, o destaque mais uma vez foi Drudi, com 16 pontos, seguido pelos 14 de Matheus, que saiu do banco e ainda deu seis assistências.

“Foi uma série desgastante, mas valeu pelo nosso trabalho. A parte emocional foi boa no fim do jogo. Agora vamos descansar para a próxima fase”, afirmou Alex.

O técnico de Franca, Hélio Rubens, se dividiu entre a frustração e o sentimendo de dever cumprido após os desfalques ao longo do campeonato.

“Estou frustrado porque tínhamos a possibilidade de passar, mas gratificado porque vi o espírito de equipe e o caráter dos jogadores. Esta foi a grande mensagem para o Brasil inteiro: jamais desistir”, afirmou o treinador.

Apesar do apoio de uma pequena e animada torcida que compareceu ao ginásio da Asceb, Franca iniciou o jogo com um festival de erros. A equipe ficou quase quatro minutos sem pontuar e já perdia por 9 x 0 quando Rogério acertou, de três, o primeiro arremesso dos visitantes.

O placar chegou a se equilibrar, mas o Universo abriu 11 pontos a 1m34s do fim do primeiro período. Os francanos ainda esboçaram uma reação, mas fecharam a primeira parcial perdendo por 22 x 14.

No início do segundo período, o Universo voltou a abrir vantagem, mas a alegria da torcida durou pouco. Com a força dos meninos que vieram do banco, como Cauê e Matheus, Franca cortou a diferença para um ponto antes da metade do quarto.

Os times começaram a trocar cestas de três pontos - foram dois acertos seguidos de cada lado - e o placar se manteve equilibrado até o minuto final do primeiro tempo, quando os donos da casa voltaram a abrir 10. Na saída para o vestiário, 44 x 36.

O terceiro quarto começou com ritmo arrasador dos comandados de Lula Ferreira. A equipe fez oito pontos seguidos e abriu 16 no placar, para delírio da torcida.

Com 7m44s no relógio, Hélio Rubens pediu tempo, e deu certo. O time da casa mergulhou numa incrível pane e não fez mais nenhum ponto até o fim do período. Franca fez 15 seguidos e encerrou a parcial perdendo por apenas um, 52 x 51.

Franca voltou para o quarto período e logo passou à frente. Brasília, após nove minutos de jejum, finalmente pontuou com Alex e Ratto.

O jogo começou a acumular muitos erros dos dois lados. Pontuar virou uma missão quase impossível. O equilíbrio no placar se arrastou até o fim, mas a equipe da casa manteve a cabeça no lugar nos últimos segundos e, com lances livres certeiros de Alex, garantiu a vitória.

Nenhum comentário: