Como era de se esperar, o Gama estreou com o pé esquerdo no Brasileiro da Série C. Jogando esta tarde no Independência, em Belo Horizonte, foi derrotado pelo América por 2 x 0, sendo um gol em cada período.
Diante de aproximadamente três mil torcedores, Euller, no primeiro tempo e o Evanílson, no segundo, construiram o triunfo do Coelho.
Este resultado positivo levou o representante da capital mineira a dividir a liderança do Grupo C da competição com o Ituiutaba, também de Minas Gerais, que venceu o Guaratinguetá por 3 x 0,na Fazendinha.
O Gama, totalmente desentrosado, uma vez que o time ainda está sendo arrumado pelo técnico Pedrinho Rocha, não foi páreo para o América.
Valeu-se muito mais da boa vontade dos seus jogadores do que propriamente do esquema tático para evitar a derrota.
Quando o time já perdia por 2 x 0, o Periquito lançou-se todo à frente na tentativa desesperada de diminuir a vantagem dos anfitriões. Não conseguiu e volta para o Gama já pensando no segundo jogo, domingo, no Bezerrão.
A vitória foi justa pela melhor técnica e maior volume de jogo do Coelho. Este grupo treinou 40 dias sob o comando do experiente técnico Givanildo Oliveira, o mesmo que levou o time à elite nacional em 1997.
Recentemente, no primeiro trimestre, ele salvou o Mogi Mirim do rebaixamento iminente dentro do Paulistão.
Apesar da maior disposição do América, desde os primeiros minutos, os mineiros encontraram um adversário preocupado em “truncar” as jogadas, a maioria das vezes com faltas. O América parecia sentir a falta de ritmo de jogo, o que dificultava superar a marcação do visitante.
Aos 34 minutos, porém, o lateral Alex Guiero, do Gama, acabou expulso por cometer falta sobre Zé Eduardo. Ele tinha antes recebido um cartão amarelo, por fazer cera. Acabou castigado.
Com um a menos ficou difícil para o Gama segurar a pressão americana. E o gol saiu aos 42 minutos. O zagueiro Welington Paulo, capitão do time, apareceu na frente, recebeu a falta, mas o juiz deu a vantagem. A bola ficou nos pés de Euller, que invadiu a área e bateu na saída do goleiro Alencar.
Com a mesma aplicação, o Coelho voltou para o segundo tempo determinado a ampliar o placar para não correr nenhum risco ou para evitar surpresa.
E conseguiu o segundo gol, aos 11 minutos, com o lateral-direito Evanilson. Ele foi lançado por Dudu em diagonal e chutou cruzado à meia altura. A bola, caprichosamente, bateu nas duas traves, antes de entrar.
Na comemoração, o lateral deu um forte abraço no técnico Givanildo Oliveira que aceitou o desafio de dar mais uma chance ao lateral.
A partir daí, o América passou a controlar o jogo e não teve dificuldades para segurar um adversário cansado, com um jogador a menos e com poucas opções ofensivas. Faltou mais apetite ao Coelho para conseguir mais gols.
A equipe de Belo Horizonte folga na segunda rodada. Só volta a atuar dia 14 de junho, de novo em casa, diante do Guaratinguetá. No próximo domingo, a partir das 16 horas, o Gama tentará a reabilitação em casa, diante do Ituiutaba.
Ficha Técnica
América-MG 2 x 0 Gama
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte-MG
Data: 24/05/2009 (domingo)
Renda: R$ 20.745,00. Público: 2.680 pagantes (3.008 total)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Cartões amarelos: Welington Paulo, Luciano e Evanildon (América). Ferrugem, Alex Guiero e Marco Antônio (Gama).
Cartão vermelho: Alex Guiero (Gama.
Gols: Euler, aos 42’/1T e Evanilson, aos 11’/2T
América-MG:
Flávio; Micão, Preto e Wellington Paulo; Evanilson, Dudu (Nando), Luciano (Fábio Bala), Moisés e Rodrigo; Euller e Zé Eduardo (Capixaba).Técnico: Givanildo Oliveira.
Gama
Alencar; Alex Guiero, Paulão, Riso e João Paulo (Keké); Ferrugem, Cauê, Marco Antônio e Doda; Roberto Santos (Luiz Carlos) e Cristiano (Renan).Técnico: Pedrinho Rocha.
domingo, 24 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário